Reta final das eleições do Projeto Eleitor do Futuro em Ponta Grossa
Reta final das eleições do Projeto Eleitor do Futuro em Ponta Grossa
O Projeto Eleitor do Futuro, sob a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e da Dra. Noeli Salete Tavares Reback, Juíza da Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa, iniciou esta semana o cronograma final para a realização de uma grande eleição no próximo dia 11 de agosto, envolvendo cerca de seis mil alunos de 14 escolas de Ponta Grossa.
Todas as etapas de preparação de uma eleição oficial estão sendo seguidas ao longo desta semana, de acordo com a seguinte escala:
Dias 02 e 04 de agosto – Entrega dos títulos aos estudantes, oportunidade em que a equipe do Fórum Eleitoral reforçará os temas e o incentivo ao exercício da cidadania.
Dia 03 de agosto – Cerimônia de lacração das urnas.
Dia 05 de agosto – Treinamento dos mesários.
O Projeto Eleitor do Futuro existe há quase vinte anos, porém, a partir deste ano, segundo o Des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, tornou-se "a vitrine da Justiça Eleitoral".
Em recente visita a Curitiba, no final de julho, o Ministro Gilmar Mendes disse ser a EJE-PR “um instrumento difusor de cidadania, um instrumento de interlocução com a comunidade”.
Dentro desta nova sistemática, o Projeto realizou suas primeiras eleições nos dias 06 e 11 de julho, respectivamente, nos municípios de Jardim Olinda e Paranacity, onde contou com a participação de 655 alunos.
O principal objetivo do “Eleitor do Futuro” é promover o exercício da cidadania entre crianças e adolescentes a partir de seu envolvimento responsável com as questões éticas, políticas, sociais e jurídicas do exercício do voto. Um dos lemas do Projeto destaca que "quem brinca de votar aprende que o voto não é brincadeira".
O Projeto Eleitor do Futuro vem recebendo grande adesão em todo o Paraná e outras eleições estão marcadas para breve.