Vídeos e áudios no idioma Guarani Mbya levam informações sobre o processo eleitoral para pessoas indígenas
Iniciativa, que faz parte do projeto “Vozes originárias: Cidadania Plena na sua língua”, do TRE-PR, respeita a tradição oral dos povos originários

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), por intermédio de sua Secretaria de Comunicação e Multimídia (SECOM), lançou materiais audiovisuais no idioma Guarani Mbya com o objetivo de levar informações sobre o processo eleitoral para as pessoas indígenas. A iniciativa, que consiste em áudios para compartilhamento em serviços de mensageria pelas comunidades guaranis e vídeos para as redes sociais, aborda temas como representatividade, Título de Eleitor, candidaturas e urna eletrônica.
Considerando a tradição oral dos povos originários, os materiais foram gravados pelo cacique Felipe da Silva (Tukumbo) e pela indígena Eliane Jaxuka Veríssimo, da Terra Indígena Cerco Grande, em Guaraqueçaba, e pelo vice-cacique Alcidino Karay dos Santos, da Aldeia Tekoa Vy’a, localizada na Ilha de Superagui, no litoral norte do estado.
Temas abordados
▶️Representatividade: reforça que as pessoas indígenas devem ter condições de participar da democracia e exercer sua cidadania plenamente. Também enfatiza que a Justiça Eleitoral trabalha para garantir o acesso ao voto com segurança às comunidades de povos originários.
▶️Título de Eleitor: explica que jovens que completaram 15 anos já podem se alistar e aqueles com 16 anos completos estão aptos a votar na eleição. Ressalta ainda que o Título Eleitoral é fundamental para emitir documentos, acessar benefícios e fazer matrícula escolar.
▶️Candidatos nas eleições 2026: apresenta as vagas em disputa no pleito de 2026, em que serão escolhidos representantes para os cargos de Presidente da República, governador, senador e deputados federal e estadual.
▶️Candidaturas indígenas: incentiva que as pessoas de comunidades originárias se candidatem nas eleições, reforçando que a presença de diferentes vozes fortalece a democracia. O material informa que, para concorrer a um cargo eletivo, é necessário se filiar a um partido político pelo menos seis meses antes da eleição.
▶️Urna Eletrônica: destaca que o voto eletrônico é simples e seguro e recomenda que a pessoa leve os números anotados para votar com confiança. Também reforça que as eleições acontecem no primeiro e, em caso de segundo turno, no último domingo de outubro, das 8h às 17h.
Projeto
Os conteúdos em formato audiovisual fazem parte do projeto “Vozes originárias: Cidadania Plena na sua língua”, que tem como objetivo levar à população indígena informações em suas línguas maternas sobre direitos políticos e o processo eleitoral. A ação, que tem o apoio da Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR), também busca promover o reconhecimento da cultura dos povos originários.
Confira todos os materiais na página do projeto!
Além dos vídeos e áudios, a iniciativa conta com a cartilha “Vozes originárias: Cidadania Plena na sua língua”, lançada pelo TRE-PR em agosto de 2025. Visando reconhecer institucionalmente a língua e a cultura indígenas, o material apresenta informações sobre o Título de Eleitor e os serviços eleitorais traduzidas para o idioma Guarani Mbya.
A versão digital cartilha em guarani está disponível no site do TRE-PR.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

