Pool gera propaganda na TV diretamente do TRE-PR
Emissoras administram conjuntamente espaço disponibilizado pelo tribunal

Para auxiliar o trabalho de transmissão da propaganda eleitoral gratuita na televisão, que é feita duas vezes ao dia, às 13h e às 20h30, foi criado um pool de imprensa. Quando a veiculação está prestes a entrar no ar, o pool inicia uma contagem regressiva que é transmitida, diretamente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a todas as emissoras de televisão do estado.
Em atividade desde o dia 31 de agosto, o pool funciona como uma miniemissora de televisão, administrada conjuntamente pela RPC (afiliada Globo), Rede Massa (afiliada SBT), RIC (afiliada Rede Record) e TV Bandeirantes do Paraná. As emissoras compartilham equipamentos e técnicos seguindo um modelo de funcionamento definido em duas reuniões realizadas no mês passado pelo TRE-PR com representantes das TVs e das coligações e partidos políticos.
Esta é a terceira eleição em que o TRE-PR organiza o pool de imprensa nas suas dependências. Em 2014, situava-se no primeiro andar do Anexo II, após à guarita de entrada dos veículos. Em 2016, nas eleições municipais, a estrutura foi montada no Fórum Eleitoral. Neste ano, devido a uma reforma emergencial realizada no anexo, o pool foi instalado próximo ao estacionamento do edifício-sede.
A nova localização foi estrategicamente escolhida para respeitar a necessidade de manter o espaço separado da área administrativa do tribunal. “Precisávamos de um ponto que fosse ao mesmo tempo isolado, por uma questão de segurança, mas também de fácil acesso para os partidos e coligações”, explica o coordenador de Comunicação Social, Márcio Carvalho Jardim.
Para tornar possível o funcionamento do pool, a Secretaria da Gestão de Serviços (SECGS) fez uma pequena reforma para a instalação dos aparelhos de ar-condicionado necessários à manutenção das máquinas.
Segurança
Por questões de segurança, os partidos e coligações devem entregar pessoalmente todo material em mídia física. Apenas os servidores do TRE-PR podem receber e protocolar os discos, onde estão a propaganda de candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual. Os servidores Admerval Schlichcta e Josnir Jesus da Silva foram lotados temporariamente no pool, onde atendem inclusive fora do horário de expediente do tribunal.
Após o recebimento das mídias, um representante das emissoras de TV avalia as condições técnicas da gravação. A mídia deve ser obrigatoriamente do modelo XDCAM, compatível com os equipamentos do pool. Se não estiver de acordo, o material é devolvido para o partido ou coligação.
“O pool evita que a propaganda não seja veiculada, como acontecia antes, quando os partidos e coligações precisavam entregar uma mídia em cada emissora”, explica Cícero Ferreira da Silva, da RPC TV. Nesses casos, o tempo era completado pelas emissoras com a informação “Horário Reservado à Propaganda Eleitoral Gratuita – Lei nº 9.504/1997” em fundo azul.
Inserções
As mídias entregues pelos partidos e coligações contêm, além da propaganda em bloco de todo o estado, as inserções que ocorrem ao longo da programação em Curitiba, durante os intervalos comerciais. Nesse caso, depois de avaliado pelo técnico do pool, o material é encaminhado online para retransmissão das emissoras, de acordo com a sequência pré-definida no Plano de Mídia. Até o fechamento desta matéria, o pool já havia recebido 542 inserções dos 26 partidos e coligações.
O pool de imprensa também é organizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). É uma iniciativa da Justiça Eleitoral que objetiva racionalizar as atividades ligadas à divulgação da propaganda eleitoral, contribuindo para consolidação da democracia ao aproximar-se do jurisdicionado.

