Aplicativo Pardal permite a eleitores denunciar irregularidades nas propagandas eleitorais
Cidadãos também podem denunciar crimes eleitorais ao Ministério Público e conteúdos com desinformação nas redes sociais ao Gralha Confere

Desde o lançamento da versão atualizada, em 27 de setembro, o aplicativo Pardal permite que os cidadãos realizem denúncias de propaganda eleitoral irregular ou ilegal. O app também pode ser utilizado para noticiar outras infrações eleitorais, como compra de votos, crimes eleitorais e doações e gastos eleitorais irregulares.
Baixe agora na Apple Store e Google Play
O TRE-PR recomenda que, antes de realizar a denúncia no aplicativo Pardal, o cidadão consulte a Cartilha de Propaganda Eleitoral para checar se a propaganda é permitida ou proibida.
Outros canais
Além de denunciar irregularidades eleitorais pelo aplicativo Pardal, os cidadãos também podem encaminhar denúncias diretamente ao Ministério Público.
Para verificar conteúdos duvidosos que circulam em aplicativos de mensagens e redes sociais sobre o processo eleitoral e a segurança do voto,é possível entrar contato com a agência de checagem do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Gralha Confere, pelo número 41 98700-5100. A central não verifica informações sobre candidatos e partidos
Texto: Laura Carlotto Borro
Foto: TSE
Revisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no SoundCloud
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

