Bastidores: conheça a logística envolvida na organização da reunião da divisão do horário eleitoral em Curitiba

Estrutura audiovisual possibilitou que as pessoas pudessem – tanto presencialmente quanto por meio virtual – interagir em tempo real e acompanhar o sorteio ao vivo

Bastidores reunião

Na última sexta-feira (02/10), aconteceu uma reunião para discutir o plano de mídia e a divisão das propagandas do horário eleitoral gratuito em Curitiba, com a participação de representantes de partidos políticos e emissoras de rádio e televisão. Pela primeira vez, o encontro ocorreu de forma presencial e também transmitida pela internet, demandando uma nova logística e dias de preparação a fim de evitar aglomerações.

A reunião, presidida pelo doutor Rodrigo Peluso Júnior, juiz da 177ª Zona Eleitoral da capital, contou com a presença de mais de cem pessoas, sendo em torno de 50 participantes presencialmente, que compareceram à Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE) do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no Prado Velho, respeitando as medidas de prevenção contra o Covid-19.

De acordo com o chefe da Seção de Cerimonial (SCER), Domício Prates Ribeiro Filho, em anos anteriores, o número de participantes era entre 70 e cem pessoas. Ele comenta que, em outras ocasiões, o evento ocorria com todos reunidos no Auditório ou na Sala de Sessões do Tribunal. Este ano, foi optado por um local maior e mais arejado. Assim, a equipe fez um estudo do espaço para que a divisão ficasse em torno de nove metros quadrados para cada pessoa presente, seguindo as diretrizes estaduais de políticas sanitárias.

Ribeiro explica que foram providenciadas sinalizações de distanciamento (colocadas nas poltronas e no chão), separadores de filas, além de totens e recipientes de álcool em gel disponibilizados em vários pontos do ambiente. Já o credenciamento dos participantes foi realizado de forma on-line. O objetivo da administração do Tribunal era assegurar o acesso à reunião a todos. “A ideia de fazer no formato híbrido foi exatamente garantir a publicidade do ato, sem prejuízo do distanciamento para aqueles que estavam com receio de estar ali na hora”, afirma.

O trabalho da SCER seguiu de terça-feira até o dia da reunião, com adaptações na montagem para acertar os últimos detalhes da organização e verificar o que era preciso para garantir as medidas de segurança necessárias. Segundo Ribeiro, a produção teve apoio da administração do Fórum Eleitoral, da Secretaria de Tecnologia da Informação e da Secretaria de Gestão de Serviços. Além disso, houve grande colaboração da Seção de Produção Audiovisual (SPA), totalizando pelo menos 16 pessoas envolvidas nos preparativos.

O chefe da SPA, Everton Bahl Grabski, organizou uma estrutura audiovisual que possibilitou que as pessoas pudessem – tanto presencialmente quanto por meio virtual – interagir em tempo real e acompanhar o sorteio da ordem de veiculação dos partidos, realizado pela 177ª Zona Eleitoral de Curitiba.

De acordo com Grabski, o trabalho da SPA teve inicio na terça-feira com a análise e medição do espaço da CAE. No dia seguinte, começou o deslocamento e montagem dos equipamentos, que se iniciaram pela manhã e seguiram até à tarde de quinta-feira. Segundo o mesmo, foram mais de 150 quilos de equipamentos e pelo menos mil metros de cabos entre áudio, vídeo e rede. Os trabalhos de montagem e testes duraram aproximadamente 10 horas diárias.

Início da propaganda

A propaganda eleitoral gratuita, referente ao primeiro turno da Eleição 2020, começa no dia 09 de outubro e segue até 12 de novembro. Para candidatos a prefeito, a exibição será de segunda a sábado, das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10 no rádio, e das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 na televisão. Para vereador, haverá apenas inserções na programação de segunda a sábado.

Leia mais

02.10 - Definido plano de mídia e divisão do horário eleitoral em Curitiba. Confira aqui

Texto: Carla Tortato
Fotos: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
Revisão: Melissa Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


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