24 de abril: aniversário da Lei de Libras

Lei garante atendimento e tratamento adequado às pessoas surdas por parte das instituições públicas

Imagem de uma pessoa ensinando um sinal em Libras para outras três pessoas

Em 24 de abril de 2002 foi sancionada a Lei n°10.436, que reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como segunda língua oficial de comunicação e expressão no Brasil. Desde então, vários progressos foram feitos.

Poder público e empresas concessionárias de serviços públicos devem garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva. Também houve mudança no sistema educacional,que passou a incluir a Libras para as pessoas surdas.

O desenvolvimento de políticas de inclusão foi resultado da mobilização da comunidade surda pelos seus direitos e, a partir da criação da Lei, a Libras passou a ganhar mais visibilidade no país.

Acessibilidade na Justiça Eleitoral

Desde 2018, a página do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conta com o Rybená, recurso adquirido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que garante acessibilidade e promove a inclusão digital e social. Ao acessar uma página, a pessoa pode utilizar o ícone de acessibilidade no canto inferior direito da tela e optar pela tradução para Libras ou leitura mediante voz sintética de um texto selecionado.

Em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola do Paraná (CIEE-PR), o TRE-PR já promoveu diplomação de duas turmas no curso de Libras, em uma iniciativa da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão. O curso, que capacita servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores, tem por objetivo melhor atender às pessoas surdas.

Desde julho de 2020, a transmissão das sessões da Corte e dos eventos oficiais do TRE-PR conta com interpretação simultânea na Língua Brasileira de Sinais, proporcionando uma tradução fidedigna e coerente das informações.

Nas Eleições Municipais de 2020, os locais de votação no Paraná contaram com o auxilio de uma coordenadoria de acessibilidade, que ajudou na solução rápida e personalizada para cada situação.


Texto: Caroline Campos de Oliveira

Foto: iStock
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.