14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue
Servidor da Justiça Eleitoral do Paraná fala sobre a experiência de ajudar a salvar vidas

No dia 14 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A data foi criada pela Assembleia Mundial da Saúde, em 2005, como uma forma de agradecer as doadoras e doadores de sangue e sensibilizar a sociedade sobre a necessidade mundial da doação voluntária.
Árvore da vida
O servidor Marcos Daniel Nicola, da 174ª Zona Eleitoral de Curitiba, participa de campanhas de doação de sangue há cinco anos. Sua história com a doação começou na infância, período difícil em que ficou 115 dias internado, passou por uma série de cirurgias e recebeu diversas transfusões de sangue.
Em 2016, Marcos fez a sua primeira doação. “O mais importante é ajudar a quem precisa. No meu caso, eu fui ajudado e pretendo ajudar até completar a idade em que não possa doar mais”, explica.
Hoje, o servidor conta com 11 doações e está animado para chegar à Árvore da Vida, campanha de incentivo do Hemobanco segundo a qual quem completa 15 doações em cinco anos consecutivos tem seu nome registrado em uma plaquinha. Nicola faz um convite para colegas da Justiça Eleitoral: “Doem sangue. Além de salvar vidas e ajudar o próximo, não custa nada e não perdemos saúde”, ressalta.
Doação de plasma
Além do sangue, o plasma também possui diversas substâncias, entre elas os anticorpos, que protegem o organismo. Pessoas que já foram infectadas com a forma mais leve de Covid-19 e não apresentam os sintomas há 14 dias podem fazer a doação de plasma para tratamento de outros pacientes com formas graves da doença.
Saiba mais sobre doação de plasma no estudo do Hemobanco
O Paraná ainda enfrenta dificuldades durante a pandemia de Covid-19 e os bancos mantêm a campanha de doação de plasma e sangue para que não haja desabastecimento dos estoques diante da grande demanda.
A Lei 8.112/91 concede a dispensa de um dia de trabalho a servidoras e servidores para doação de sangue.
Requisitos
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, na presença e com autorização de um responsável legal);
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (a): ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
- Estar alimentado (a): evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação;
- Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).
Onde doar?
Nos municípios do interior do Paraná, procure o Hemocentro ou os Bancos de Sangue da cidade. Em Curitiba, as doações podem ser realizadas nos seguintes locais:
Hemobanco
Endereço: R. Cap. Souza Franco, 290 – Bigorrilho
Horário de Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 16h e sábado das 8h às 12h
Telefone: (41) 3023-5545
E-mail: hemobanco@hemobanco.com.br
Clique aqui para agendamento
Hemepar
Endereço: Travessa João Prosdócimo, 145 – Alto da XV
Horário de atendimento: segunda a sábado, das 07h30 às 16h
Telefone: (41) 3281-4000
E-mail: rchemepar@sesa.pr.gov.br
Cliqueaqui para agendamento
Texto: Laura Carlotto Borro
Imagem: Arquivo pessoal
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

