TRE-PR usa cisternas para economizar água e diminuir o risco de enchentes
Projeto reaproveita água da chuva para regar plantas, lavar calçadas e outras atividades

A Justiça Eleitoral do Paraná instalou cisternas para auxiliar na economia de água. O projeto reaproveita a água da chuva, que é usada para regar plantas, lavar calçadas, entre outras atividades.
São utilizados dois tipos de cisternas de reúso: três enterradas (de 5.000 e 6.000 litros) e seis verticais (de 1.050 litros cada). Há também dois reservatórios de contenção de cheias com capacidade de reter um total de 187m³ de água, que ajudam a evitar enchentes.
“Estamos próximos aos riachos que deságuam no Rio Belém, quando chove de forma torrencial, toda essa água vai de uma vez para a rua. No nosso caso não, pois a armazenamos por um determinado tempo e vamos soltando na rede pública aos poucos”, explica Jeronimo Nardielo, coordenador de Infraestrutura Predial do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).
Projeto
O projeto é executado pela Secretaria de Administração (SECAD), pela Coordenadoria de Infraestrutura Predial (CIP) e pela Seção de Obras e Projetos (SOP). As cisternas, instaladas no Tribunal e no Fórum Eleitoral de Curitiba, visam regularizar as edificações de acordo com as normas da prefeitura, bem como se adequar à sustentabilidade, visto que a água tratada é usada apenas onde é necessário.
As várias cisternas utilizadas pela Justiça Eleitoral foram instaladas para armazenar uma quantidade de água suficiente para uso, sem deixar o restante parado. As de contenção de cheias foram feitas com base na capacidade de água que cai no perímetro dos telhados. A manutenção dos reservatórios é simples e realizada periodicamente.
Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Lamartine de Macedo de Lima
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

