8ª Zona Eleitoral realiza ações educativas em São José dos Pinhais
As palestras, para adolescentes entre 15 e 17 anos, trataram dos temas democracia, processo eleitoral e segurança das urnas

A 8ª Zona Eleitoral de São José dos Pinhais realizou, nos dias 17 e 24 de agosto, palestras e conversas com adolescentes sobre democracia, processo eleitoral e segurança das urnas. Os estudantes, com idade entre 15 e 17 anos, tiveram a oportunidade de aprender na prática como votar na urna eletrônica, bem como simular o trabalho dos mesários e conferir os documentos probatórios de segurança emitidos pela urna.
Dia 17
No dia 17 de agosto, a palestra foi realizada no Colégio Estadual Costa Viana, localizado no bairro central de São José dos Pinhais. A iniciativa do evento foi do coordenador do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio (TAI), professor Antônio Flávio Claras, que contou com a colaboração da professora Kelli do Rocio, da disciplina de Educação Financeira. Ela desenvolveu com as alunas e os alunos das turmas de 2º ano de TAI o projeto “Simulação de Eleição Municipal”.
De acordo com a servidora da 8a Zona Eleitoral Cibele Karina de Souza Coleto, a temática eleitoral e a dinâmica da palestra deixaram as alunas e os alunos bastante interessados e curiosos, principalmente para conhecer de perto a urna eletrônica. Cibele também destacou que a possibilidade de ser mesária ou mesário nas eleições e o alistamento eleitoral aos 15 anos foram alvos de perguntas, o que tornou a conversa dinâmica.
Além da servidora Cibele, estiveram presentes na palestra do dia 17 o servidor Eduardo Duarte Tanaka e a servidora Mariana Beger, além do estagiário Gustavo Felipe Camargo.
Dia 24
Já no dia 24 de agosto, o Cartório Eleitoral recebeu a visita de três estudantes da sala de Recursos de Altas Habilidades do Colégio Estadual Costa Viana, acompanhados da professora Valdelíria Cristina Afonso Nascimento.
Os alunos com diagnóstico de altas habilidades Guilherme Garbin Ribeiro de Lima, Rafael Machado de Almeida e Giovanna Machado de Almeida (todos na faixa dos 15 anos) desenvolvem, na escola, o projeto "Democracia: Processo eleitoral no município e a urna eletrônica". No Cartório, tiveram acesso à mesma apresentação realizada para os alunos do curso TAI, porém com ainda mais dinamismo, interação e troca de informação.
Depois da conversa, o grupo teve a oportunidade de utilizar a urna eletrônica de modo simulado, nos papéis de eleitora e eleitor e de mesária e mesário. Na sequência, os jovens conheceram a estrutura do Fórum Eleitoral; na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE), aprenderam sobre o alistamento eleitoral.
Na sequência, conversaram com o chefe do Cartório da 8a Zona Eleitoral, Fernando Magalhães, que estava acompanhado do servidor Eduardo Duarte Tanaka, da servidora Cibele Karina de Souza Coleto e do estagiário Gustavo Felipe Camargo. Eles tiraram dúvidas sobre a divisão territorial das duas zonas eleitorais do município e o processo de transmissão de resultados.
Texto: Assistência de Jornalismo, com informações da 8ª Zona Eleitoral
Foto: Divulgação / 8ª Zona Eleitoral
Tratamento de imagem: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 29/08/2023 - 14:02
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

