Presidente do TRE-PR participa da 17ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário
Evento acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, em Salvador
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participa, nesta segunda-feira (4) e terça-feira (5), da 17ª edição do Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), realizado em Salvador, na Bahia. Além do desembargador Coimbra de Moura, representam o TRE-PR no evento, o chefe da Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral, doutor Valcir Mombach; o chefe do Gabinete da Secretaria de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação, Olívio Tullio Neto; e o assessor de Imprensa, Márcio Carvalho Jardim.
Na noite desta segunda-feira, a solenidade de abertura contou com a presença do presidente do STF e do CNJ, ministro Luís Roberto Barroso; do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes; da presidente do STJ, ministra Maria Thereza de Assis Moura; do presidente do STM, ministro Ten. Brig. Ar Francisco Joseli Parente Camelo; do presidente do TST, ministro Lelio Bentes Corrêa; do corregedor nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão; do presidente do TJ-BA, desembargador Nilson Soares Castelo Branco; e do corregedor-geral da Justiça do TJ-BA, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Na sequência, foi realizada conferência magna pelo ministro Luís Roberto Barroso sobre o tema “Magistratura, eficiência do Poder Judiciário e o uso das Tecnologias”.
Na manhã desta terça-feira, foi realizado o painel “Panorama dos Tribunais Superiores - apresentação dos resultados alcançados em 2023”, apresentado pelos ministros Luís Roberto Barroso, Alexandre de Moraes, Maria Thereza de Assis Moura, Francisco Joseli Parente Camelo e Lelio Bentes Corrêa. Em seguida, foi apresentado o Prêmio CNJ de Qualidade 2023.
Às 11h30, foi a vez do painel “Caminhos da Eficiência no Poder Judiciário”, mediado pela juíza-auxiliar do CNJ Lívia Peres e conduzido pelos conselheiros do CNJ Luiz Fernando Bandeira de Mello e Marcos Vinícius Jardim e pelos juízes-auxiliares da Presidência do CNJ Keiti Saboia e Alexandre Libonati.
No período da tarde, estão previstas, para as 14h30, reuniões setoriais: Justiça Estadual, Justiça Militar, Justiça Federal, Justiça Eleitoral, Justiça do Trabalho, Superior Tribunal de Justiça, Corregedorias e Comunicação Social.
O painel “Cidadania e Ampliação do Acesso à Justiça: Avanços e Desafios” será realizado às 17h, com a mediação da conselheira do CNJ Jane Granzoto e a participação dos conselheiros do CNJ Pablo Barreto Coutinho e João Paulo Schoucair e dos juízes-auxiliares da Presidência Luís Lanfredi e Karen Luise.
No encerramento do evento, previsto para as 18h, com a presença dos ministros Luís Roberto Barroso e Luís Felipe Salomão, serão anunciadas as Metas Nacionais do Poder Judiciário para 2024.
Justiça Eleitoral
Quatro das metas nacionais para 2024 são o tema discutido durante a reunião setorial da Justiça Eleitoral. São elas: Julgar mais processos que os distribuídos; Julgar processos mais antigos; Priorizar o julgamento dos processos relativos a crimes contra a Administração pública, à improbidade administrativa e aos ilícitos eleitorais; e Estimular a inovação no Poder Judiciário.
Comunicação Social
A reunião setorial das áreas de Comunicação Social dos tribunais tem o objetivo de discutir os desafios da adoção da linguagem acessível e realizar o compartilhamento de boas práticas sobre a matéria.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assessoria de Imprensa
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 05/12/2023 - 15:07
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube