TRE-PR promove homenagem ao Dia Internacional das Mulheres

O evento contou com pronunciamentos de autoridades parabenizando as mulheres e palestras sobre a saúde feminina e defesa pessoal

A foto mostra o auditório do TRE-PR. Há fileiras de cadeiras com pessoas sentadas em sua maioria...

Na tarde desta quarta-feira (08), foi comemorado o Dia Internacional das Mulheres e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realizou o evento “Mulher e Cidadania” em homenagem às autoridades e às servidoras que trabalham no Tribunal. 

O evento aconteceu no auditório do edifício-sede do TRE-PR, em Curitiba. Após os pronunciamentos do presidente do Tribunal, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, do diretor-geral, doutor Valcir Mombach, e da presidente da Comissão Mulheres na Política, doutora Luciani Tesseroli, a cerimônia continuou com palestras sobre saúde feminina e defesa pessoal.

Por fim, foi realizada a revelação da personalidade feminina do TRE-PR mais votada na eleição aberta. O evento contou com a apresentação da banda Fora da Pauta.

Ação do Dia da Mulher

A primeira ação divulgada pelo Tribunal foi uma sessão de fotos realizada nos dias 02 e 03 de março e uma votação para a escolha de uma mulher homenageada no dia 8 de março pelo TRE-PR.

A sessão de fotos foi produzida pela Seção de Audiovisual (SAV), e a Seção de Comunicação Visual (SCV) realizou a entrega e impressão das fotos para as servidoras.

Diversas mulheres foram sorteadas para terem um dia de beleza. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) foi responsável pela produção das maquiagens e dos cabelos das servidoras. Assista o Making off da ação do Dia da Mulher 2023.

A segunda ação foi as palestras realizadas no Dia da Mulher sobre saúde feminina com a doutora Shirlei Kugler Aiçar de Súss, médica do Hospital Erasto Gaertner, e defesa pessoal do Capitão Luiz André Moreira da Polícia Militar do Paraná (PMPR).

Presidente do TRE-PR

O desembargador Coimbra de Moura discursou durante o evento “Mulher e Cidadania” e enalteceu as mulheres do TRE-PR: “sem elas a Justiça Eleitoral do Paraná jamais obteria êxito e o sucesso que foram essas eleições”.

O presidente conta que o TRE-PR sempre deu atenção prioritárias às mulheres, primeiramente com a instalação da Ouvidoria da Mulher e depois, com a implementação da formação da Comissão Mulheres na Política.  

Além de elogiar o trabalho das mulheres durante o processo eleitoral, o presidente do TRE-PR observou as estatísticas do eleitorado do Paraná que indicam que 53% são eleitoras, refletindo no quadro funcional do Tribunal com 50,6% de servidoras. “É justamente essa diferença que faz com que a missão constitucional do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná se aproxime da perfeição”, comenta o desembargador Coimbra de Moura.

“Com as palavras de Michelle Obama, de que não há limites para o que uma mulher é capaz de realizar, enalteço que as mulheres da Justiça Eleitoral e as eleitoras estarão sempre a vanguarda e merecem todo o nosso reconhecimento e incentivo, parabéns a vocês mulheres pelo seu dia”, finaliza o presidente. 

Comissão Mulheres na Política 

A presidente da Comissão Mulheres na Política do TRE-PR, a doutora Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi, fez um discurso enaltecendo a gestão do presidente Coimbra de Moura, por conta dos projetos e trabalhos realizados que visam o protagonismo da mulher na política e nos espaços de decisão.

A doutora Luciani contou um pouco sobre a trajetória profissional e pessoal, e conscientizou a todos sobre a luta pela igualdade de gênero: “nós podemos tudo e lugar de mulher é onde ela quiser, aprendam isso. Não há superioridade masculina, também não há superioridade feminina, trabalhamos por igual”.

“Ainda existe muita discrepância no nosso País, as mulheres ainda ganham menos, ocupam menor espaço no trabalho, não obstante a mesma instrução e às vezes até maior, mas vivemos em uma cultura machista. Mas o que cabe a nós? Conscientizarmos não só as mulheres como também os homens”, afirma a doutora.

Autoridades presentes

Presidente do TRE-PR - Desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura 

Vice-presidente e Corregedor Regional Eleitoral do Paraná - Desembargador Fernando Wolff Bodziak

Presidente da Comissão Mulheres na Política - Doutora Luciani Tesseroli Maronezi 

Diretor-Geral do TRE-PR - Doutor Valcir Mombach 

Secretário da Presidência do TRE-PR - Doutor Josmar Ambrus  

Na fotografia tem oito pessoas, o presidente do Tribunal está no meio junto a doutora Luciani e ...

Mulher homenageada

Foi realizada uma votação para escolher uma personalidade feminina (servidora, magistrada, requisitada, contratada ou estagiária) que seria homenageada no dia 8 de março. Era necessário pensar em um nome que ajudasse a contribuir no engrandecimento da Justiça Eleitoral do Paraná, que mais se destacou nos serviços ao Tribunal.

A vencedora foi Agnes Aparecida de Sousa Cardoso, mas infelizmente por problemas de saúde na família, ela não pôde estar presente. Entretanto, fez questão de deixar uma mensagem de agradecimento.

A contratada da Seção de Administração Predial (SAPRE) mencionou que se foi escolhida é porque o trabalho dela foi valorizado, mas que nada do que faz é sozinha e o sucesso decorre do apoio da equipe. Ela indicou todas as meninas com quem ela trabalha para representá-la e receber a homenagem.

Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Carla Tortato
Foto: Bernardo Gonzalez e Lumi Yoshino 
Tratamento de Imagem: Lumi Yoshino
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido