77ª Zona Eleitoral comenta situações inusitadas nas eleições

Chefe de Cartório relata que na Eleição de 2008 parte do eleitorado apoiador do candidato derrotado ameaçou queimar Títulos Eleitorais como forma de protesto

Banner com fundo azul em que se lê: Uma Zona Eleitoral.

Localizado no norte central do Paraná, o Fórum da 77ª Zona Eleitoral de Bela Vista do Paraíso foi inaugurado em 21 de outubro de 2013. Mensalmente, são realizados cerca de 50 atendimentos, considerando serviços relacionados ao cadastro eleitoral, bem como solicitações de informação, emissão de certidões e de declarações de trabalho para mesárias e mesários.

Segundo o chefe do Cartório, Pedro Henrique Percinio Gianvecchio, é comum que no período que antecede o fechamento do cadastro ocorra um aumento das demandas de regularização do Título e de novos alistamentos. “Além da questão da sazonalidade, há uma heterogeneidade nos atendimentos, pois em cidades pequenas as pessoas são extremamente carentes afetiva e socialmente. Atendemos aqueles que apenas querem saber onde fica o Fórum Estadual, bem como quem busca as mais diversas informações sobre serviços públicos aqui prestados”, explica

Atualmente, além do chefe de Cartório, fazem parte da equipe da 77ª ZE o juiz eleitoral, doutor Helder José Anunziato; o servidor Renan Felipe Gonçalves; a estagiária Isabella Fernanda Nicolino Silva; e a colaboradora Adelita Alves Martins. 

Fotografia de cinco pessoas, três mulheres e dois homens, posando sorrindo. Um dos homens aparec...

“Acredito que tentamos fazer tudo com amor ao próximo, buscamos tratar bem nosso público. Procuramos manter essa postura mesmo que nem sempre sejamos tratados de modo cortês e amigável pelo público”, diz o chefe do Cartório. No início, ele conta ter passado por um período de adaptação relativa ao cargo e à cidade, mas aos poucos a satisfação de atuar na 77ª Zona Eleitoral foi aumentando.

Ao longo de quase 16 anos de Justiça Eleitoral paranaense, Pedro sempre esteve lotado em Bela Vista do Paraíso. Natural de São Paulo, ele conta como foi trocar a vida agitada da maior metrópole da América do Sul pela tranquilidade de uma cidadezinha, onde pode fazer tudo a pé ou de bicicleta: “Às vezes sentimos falta dos atrativos dos grandes centros urbano, mas com o tempo a cidade amolece o coração da gente e começamos a entender o quanto se pode aprender ouvindo os mais humildes”.

Eleições disputadas

Em 2008, Pedro presenciou uma acirrada disputa política em dois municípios que a 77ª abrange, especialmente entre dois candidatos. “Na segunda-feira de manhã, logo após nossa primeira eleição municipal, os partidários do grupo derrotado nas urnas incitavam seus eleitores a queimar Títulos Eleitorais em praça pública”, lembra.

“Costumo dizer que quanto menor a cidade, maior a disputa política, as pessoas se envolvem mais no jogo político”, relata o servidor. “As diferenças de opinião viram fortes questões pessoais, pensar diferente gera inimizade. O simples ato de colar, ou mesmo de se recusar a colar um adesivo no vidro do carro pode se tornar um problemão. É um clima de barril de pólvora pronto para explodir por qualquer faisquinha”, conclui.

Conheça os municípios

  • Bela Vista do Paraíso

Até a década de 1920, as terras do atual município de Bela Vista do Paraíso faziam parte da fazenda “Floresta Ribeirão Vermelho”, pertencente a uma empresa colonizadora, que dividiu o local em propriedadesmenores com o objetivo de atrair compradores para o plantio de café. Com o tempo, a população foi se instalando na região e abrindo caminho na mata, o que reuniu condições para a criação de um povoado.

A princípio, as famílias plantavam café e fumo (enquanto não se colhia a produção dos cafezais). Ao longo dos anos seguintes, nos anos 1930 e 1940, foram instaladas as primeiras capelas, casas escolares, comércios, pensões, consultórios médicos e o cinema, que funcionava em um barracão de madeira com bancos de tábuas e cadeiras de palhinha. No entanto, o desmembramento de Bela Vista do Paraíso do município de Sertanópolis só aconteceu em 1947, após disputas políticas e comoção popular.

  • Alvorada do Sul

A formação da cidade está relacionada à vinda de desbravadores de São Paulo e de Minas Gerais, entre 1920 e 1940, atraídos pela qualidade das terras do norte do Paraná para instalação de empresas de venda de loteamentos. Os primeiros moradores dedicavam-se ao plantio de café e cereais. Eles iniciaram um movimento em favor da criação do distrito de Alvorada do Sul, o que aconteceu em 1947. A elevação à categoria de município veio logo depois, em 1951, com o desmembramento de Porecatu.

O nome do município faz referência à Companhia Alvorada que, em parceria com a Lima Nogueira, fundou o povoado com a crença em um “despertar para o futuro”. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade possui um território de 424,2 quilômetros quadrados e cerca de 10,3 mil habitantes. Cercada pelas águas da represa Capivara, Alvorada do Sul também adquiriu condições ao turismo, com destaque ao Lago dos Patos, uma das atrações mais visitadas.

SERVIÇO
77ª Zona Eleitoral
Municípios que abrange: Bela Vista do Paraíso (sede) e Alvorada do Sul
Juiz eleitoral: Helder José Anunziato
Chefe de Cartório: Pedro Henrique Percinio Gianvecchio
Horário de atendimento: das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira
Telefone: 0800 640 8400
WhatsApp: (41) 3330-8500
E-mail: zona077@tre-pr.jus.br  
Endereço do Fórum Eleitoral: Rua Julio Favaro - Jardim Alvim Werner (Bela Vista do Paraíso - PR)

Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Divulgação/77ª ZE
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 17/11/2023 - 16:34

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido