Presidente do TRE-PR participa de premiação do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral
Valorizando a participação de jovens e idosos no processo eleitoral, o desembargador Coimbra de Moura entregou o certificado à vencedora curitibana

Nesta terça-feira (20), os vencedores do I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral foram homenageados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante a cerimônia de encerramento do XI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje). O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, participou da entrega dos certificados aos vencedores do concurso, que aconteceu no edifício-sede do TSE, em Brasília.
A primeira edição do concurso foi estruturada a partir da temática “Cidadania”. O objetivo da iniciativa foi aproximar a sociedade, em especial os jovens e as pessoas idosas, da Justiça Eleitoral. Com apoio da Escola Judiciária Eleitoral, o concurso promove o debate sobre a importância da participação livre, efetiva e consciente desse público no processo eleitoral, motivando-os ao exercício do voto e ao engajamento nas eleições.
Entre os vencedores da edição, na categoria Idosos, a senhora curitibana Almeriane Maria Weffort Santos, acompanhada de seu marido Cid Aimbiré de Moraes Santos, estiveram presentes na premiação. O TRE-PR contribui com o apoio logístico ao deslocamento terrestre dos convidados. Além de receber o certificado, Almeriane foi convidada a visitar o Museu do Voto e o local de armazenamento das urnas.

Vencedores
A primeira edição do concurso teve a temática geral foi “90 Anos da Justiça Eleitoral: Cidadania em Memória e em Esperança”. Nas categorias específicas, o tema para os jovens foi “Meu voto, a democracia, o futuro do Brasil”, e, para os idosos, “O voto, a democracia e a minha trajetória”.
Entre os idosos, os vencedores foram, respectivamente na primeira, segunda e terceira colocações, Gregorio Augusto dos Santos Filho, de Santo Antônio do Descoberto (GO); Maria Ede Catani Antunes, de São Vicente (SP); e Almeriane Maria Weffort Santos, de Curitiba (PR).
Os textos vencedores, na categoria Jovens, foram escritas por Geovana Rodrigues Almeida, de Posse (GO); Brenda Basso, de Guabiju (RS); e Samua M. Holanda, de Acopiara (CE), nessa ordem.
Presenças
Os prêmios foram entregues pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, pelo ministro Floriano de Azevedo Marques e pela ministra Edilene Lôbo. Participaram da entrega da premiação o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), desembargador Raimundo Nonato Silva Santos; o diretor da EJE de Goiás, juiz Ademir Teixeira; o coordenador da EJE/RS, Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante, e o coordenador da EJE-PR, doutor Jillian Roberto Servat.

O evento também contou com a presença do diretor-executivo da EJE-PR, doutor Thiago Paiva, da chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Mary Natsue Ogawa; da chefe da Seção de Aprimoramento Eleitoral, Memória Institucional e Biblioteca (SAEMIB), Tais Furmann; e da servidora Claudia Bevilacqua.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assessoria de Imprensa
Tratamento de imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 21/11/2023 - 18:26
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

