TRE-PR participa de Seminário sobre liberdade de imprensa
Evento contou com a presença dos ministros do STF Rosa Weber e Luís Roberto Barroso

Nesta segunda-feira (25), o juiz membro da Corte do TRE-PR doutor Julio Jacob Junior, em companhia do assessor de imprensa do TRE-PR, Márcio Carvalho Jardim, participou do Seminário “Liberdade de Imprensa: onde estamos, para onde vamos”. O evento, realizado no auditório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), reuniu representantes da Justiça Eleitoral de todos os estados.
A cerimônia de abertura, com a presença da ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, contou com a participação do ministro Luís Felipe Salomão, Corregedor Nacional de Justiça e membro do Superior Tribunal de Justiça (STJ); e dos conselheiros do CNJ Mauro Pereira Martins e Marcello Terto. Logo após a abertura, o ministro Luís Felipe Salomão ministrou a palestra magna “Democracia e Imprensa”.

Às 11h, teve início uma série de painéis: “Direito de Informar: a situação da liberdade de imprensa no país”, mediado pelo conselheiro do CNJ Mauro Pereira Martins, contou com os palestrantes Flavio Lara Resende, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (ABERT); Augusto de Arruda Botelho, secretário nacional de Justiça do MJSP; Bia Barbosa, representante da organização Repórteres sem Fronteiras; e Luiz Weber, diretor regional de Jornalismo do SBT.
Às 14h foi a vez do painel “Constituição e Liberdade de Imprensa: combate às ameaças e restrições à livre circulação de informações, opiniões e ideias”, mediado pelo conselheiro do CNJ Marcello Terto e ministrado pelos palestrantes Gustavo Binembojm, professor de Direito Administrativo UERJ; Taís Gasparian, membro da Comissão da Liberdade de Expressão da OAB-SP; e Júlio Mosquéra, jornalista da TV Globo.
Às 15h30, o presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), Marcelo Rech, mediou o painel “O jornalismo contemporâneo e os desafios da imprensa nos próximos anos”, que teve a participação do jurista e ex-ministro do STF Ayres Britto; de Rodolfo Schneider, diretor geral de conteúdo do grupo BAND; e do conselheiro do CNJ e Ouvidor Nacional de Justiça Bandeira de Mello Filho.
Coube ao ministro do STF Luís Roberto Barroso ministrar a palestra de encerramento do evento. Com a mediação de Patrícia Blanco, presidente executiva do Instituto Palavra Aberta, Barroso abordou o tema “Poder Judiciário, liberdade de expressão e combate à desinformação”.
Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assessoria de Imprensa
Tratamento de Imagem: Assistência de Comunicação Visual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 26/09/2023 - 17:29
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e Linkedin
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

