Assessora do TRE-PR participa de workshop sobre democracia e acessibilidade
Evento, realizado na última quinta-feira (10), foi promovido pelo TRE-RJ

Nesta quinta-feira (10), a assessora de Inovação e Acessibilidade do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Cláudia Afanio, participou do workshop “Democracia & Acessibilidade: inclusão para o voto consciente”, realizado no Grande Hall do Palácio da Democracia, nova sede do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O evento contou com a presença do presidente do TRE-RJ, desembargador Peterson Barroso Simão, e do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) Antônio Carlos Torres.
Durante o workshop, houve a realização de palestras, de uma mesa redonda e de uma oficina de língua brasileira de sinais (Libras).
Palestras
Durante a manhã, a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TJRJ, desembargadora Regina Passos, ministrou a palestra "Acessibilidade e inclusão: uma rota para a cidadania", com a participação da presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, doutora Cláudia Valéria Fernandes, da presidente em exercício do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), desembargadora Maria Filomena Buarque, e o chefe da Ouvidoria do TRE-RJ, Robson Sobrinho.
Durante a palestra, a desembargadora Maria Filomena Buarque, que tem deficiência auditiva, enfatizou o compromisso da Justiça Eleitoral com uma sociedade mais equitativa. “Trabalhamos para remover barreiras e permitir que todos participem do processo eleitoral com autonomia”, disse.
Na parte da tarde, o secretário de Comunicação Social do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Brazil Nunes, ministrou a palestra "Barreiras invisíveis: o enfrentamento ao capacitismo". O servidor possui deficiência física e estrelou a Campanha Nacional de Acessibilidade, promovida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2022.
Nunes abordou a invisibilidade das pessoas com deficiência e o capacitismo. “As pessoas se referem a nós como coitadinhos, fazendo comentários ao nosso lado como se não existíssemos. Supõem que não podemos trabalhar, estudar ou tomar decisões por conta própria. Não queremos ser carregados no colo para poder frequentar locais”, disse.
Mesa Redonda
O coordenador de Comunicação Social do TRE-RJ, Stéfano Sales, mediou a mesa redonda "Em primeira pessoa: vivências de eleitoras e eleitores com deficiência". Entre os participantes esteve o professor cego Alessandro Câmara de Souza, primeiro jurado com essa deficiência a participar de um Tribunal de Júri no Brasil, em 2013, e a atriz e cantora Sara Bentes, nascida em Volta Redonda (RJ), que tem autismo e é cega. É a voz de Sara que as eleitoras e os eleitores cegos ou com baixa visão ouvem ao utilizar a urna eletrônica.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

