Reinstalação do Tribunal Regional Eleitoral foi determinante para as eleições de 1945
Logo após a reinstalação da Justiça Eleitoral, o TRE-PR enfrentou, em sete meses, o desafio de organizar uma eleição segura e transparente

As três primeiras matérias da série sobre os 80 anos da reinstalação da Justiça Eleitoral e do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) abordaram o processo de reinstalação, as estruturas física e funcional da Justiça Eleitoral do Paraná e a organização das Zonas Eleitorais no estado. A série apresenta agora o processo de organização e execução da eleição de 1945, após o regime ditatorial do Estado Novo.
Com a decisão do Presidente Getúlio Vargas de convocar novas eleições, a Justiça Eleitoral foi restabelecida em 28 de maio de 1945, pelo Decreto-Lei n° 7.586. No Paraná, a restauração da Justiça Eleitoral foi marcada pela solenidade de posse dos membros do TRE-PR, no dia 7 de junho, com a presença de advogados, juízes, promotores e da imprensa. Em sete meses, o Tribunal organizou a eleição convocada para 2 de dezembro do mesmo ano.
O TRE-PR encontrou diversos desafios para organizar o pleito. O quadro de funcionários era composto por apenas nove servidores, todos requisitados. Havia diversos problemas de comunicação e pouca infraestrutura, e um cenário repleto de problemas sociais, como o analfabetismo e a falta da presença do Poder Público no interior do estado.
Alistamento e logística
Cerca de 229.672 eleitoras e eleitores foram listados para votar, contingente pequeno em relação ao censo demográfico de 1940, que indicou uma população de 1.236.276 paranaenses. O Código Eleitoral de 1945 diminuiu a idade mínima para o exercício do voto de 21 para 18 anos, mas excluía analfabetos, pessoas em situação de rua e militares em exercício, salvo os oficiais.
O voto era realizado por meio de cédulas de papel e urnas de madeira, utilizadas desde o período imperial. As cédulas eram depositadas na parte superior da urna, através de uma abertura, e retiradas na parte inferior, por meio de um alçapão lacrado com uma fechadura. Havia certa dificuldade com o manuseio e o armazenamento das urnas, que podiam ser facilmente abertas, quebradas ou até queimadas.
A logística do transporte de 862 urnas e de 256 mil sobrecartas ocorreu entre 14 e 18 de novembro de 1945, sob a responsabilidade dos Correios e do Corpo de Bombeiros, com o auxílio de caminhões enviados por prefeituras e pelo governo do estado. A mobilização se estendeu em horários de madrugada, em domingos e em feriados. Todo esse esforço foi reconhecido pelos membros do Tribunal.
Eleição
Em 2 de dezembro de 1945, 195.182 paranaenses compareceram às urnas para escolher um Presidente da República, dois senadores e nove deputados federais. Não houve relatos ou notícias de fraudes durante o pleito. A apuração começou oficialmente em 3 de dezembro de 1945 e terminou em 5 de janeiro de 1946.
Na ata da 83ª sessão, realizada em 5 de janeiro, foi divulgado o resultado oficial das eleições. O General Eurico Gaspar Dutra, candidato eleito à Presidência da República, recebeu cerca de 137.060 votos.Para o Congresso Nacional, foram eleitos os senadores Flávio Carvalho Guimarães e Roberto Glasser e os deputados federais Fernando dos Flores, José Munhoz de Melo, Lauro Sodré Lopes, João Aguiar, Aramis Atayde, João Teófilo Gomy Júnior, Bento Munhoz da Rocha Neto, Erasto Gaertner e Getúlio Dornelles Vargas (que voltaria a ser Presidente do Brasil em 1950).
Veja as informações sobre as eleições parlamentares de 1945.
Diplomação
A solenidade de diplomação estava marcada para o dia 10 de janeiro, mas foi cancelada após o falecimento do desembargador Leonel Pessoa da Cruz Marques, no dia 8 de janeiro. Apenas a retirada dos diplomas foi mantida. No dia marcado, os candidatos eleitos compareceram à Secretaria do Tribunal, acompanhados de familiares, apoiadores e diversas pessoas que prestigiaram o momento.
Documentos
Os nove funcionários do TRE
Nota de falecimento do TRE-PR
Título de Eleitor da época
Matéria elaborada em parceria com a Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube