Como informar sua deficiência à Justiça Eleitoral: pessoas com deficiência possuem o direito de votar em Seções acessíveis
Os eleitores podem declarar sua condição e solicitar o voto em Seções acessíveis até o dia 6 de maio

Eleitores que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida podem comunicar sua condição à Justiça Eleitoral até o dia 6 de maio, para ter acesso a Seções e recursos acessíveis nas Eleições 2026. Atualmente, cerca de 103 mil eleitores paranaenses, cerca de 1,22% do eleitorado, declararam possuir algum tipo de deficiência.
Como declarar a deficiência
A autodeclaração pode ser realizada de forma on-line, por meio do passo a passo a seguir:
Passo 1: no portal do TSE, em “Serviços”, à direita da página inicial do site, clique em ”Autoatendimento eleitoral”;
Passo 2: selecione “Título eleitoral” e, depois, o item 4 - “Informe seus dados complementares”;
Passo 3: faça login com os dados do eleitor;
Passo 4: envie a documentação solicitada; e
Passo 5: informe a condição de deficiência ou mobilidade reduzida.
Também é possível informar a deficiência por e-mail, com envio para a Zona Eleitoral(consulte sua ZE aqui); por WhatsApp - (41) 3330-8500; ou presencialmente, comparecendo ao Cartório Eleitoral. Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato pelo Disque Eleitor (0800-640-8400).
Final de prazo
O atendimento ao eleitorado para realizar ajustes no cadastro eleitoral, como o alistamento e a regularização do Título de Eleitor, encerra-se no dia 6 de maio. Os eleitores podem solicitar os serviços da Justiça Eleitoral de forma on-line, por meio do Autoatendimento eleitoral, ou de forma presencial, nos Cartórios Eleitorais, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Acessibilidade nos locais de votação
A Justiça Eleitoral do Paraná, por intermédio do projeto “Inclusão: mãos à obra”, realiza, em parceria com Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), o Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) e o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar), o mapeamento das Seções Eleitorais com o objetivo de verificar suas condições de acessibilidade. A Resolução TSE n° 23.736/2024 prevê a função de “coordenador de acessibilidade”, responsável por verificar as condições de acessibilidade, adotar as medidas possíveis para aperfeiçoá-las e, no dia da eleição, orientar e atender as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

