Configurações do chatbot

Página interna do portal

Presidente do COPTREL divulga nota sobre o êxito das Eleições Gerais de 2026

O documento esclarece que os Tribunais Regionais Eleitorais entregaram ao País um resultado ágil, transparente e confiável

Banner com fundo branco sobre o qual se observa a logomarca das Eleições 2026. São três linhas. ...

O presidente do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), também  presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), desembargador Carlos Roberto da Silva, divulga nota à sociedade brasileira em que exalta a agilidade, a transparência e a confiabilidade do processo eleitoral conduzido pela Justiça Eleitoral em todo o território nacional.

No documento, disponível na íntegra em pdf, o desembargador destacou os índices históricos de engajamento cívico. De 158,7 milhões de pessoas aptas a votar, mais de 125 milhões compareceram às seções no primeiro turno e mais de 128 milhões no segundo turno. A etapa decisiva registrou abstenção de 19,2% — o menor patamar verificado em um segundo turno nas últimas duas décadas.  

Eficiência técnica e segurança das urnas

O presidente do COPTREL apontou, também, que a infraestrutura tecnológica da Justiça Eleitoral brasileira reafirmou seu papel de referência em segurança e agilidade:

  • Totalização recorde: pouco mais de duas horas após o término da votação, mais de 98% das quase 500 mil urnas eletrônicas distribuídas por cerca de 95 mil locais de votação já haviam sido apuradas.

  • Baixo índice residual de troca: apenas 0,31% dos equipamentos de votação necessitou de substituição por urnas de contingência ao longo do pleito.

  • Resiliência tecnológica: o planejamento institucional conteve os impactos do avanço massivo de ferramentas de inteligência artificial, resguardando a integridade do voto e o debate democrático.

Desafios logísticos e superação climática

Outro dos principais destaques apontados pelo presidente do COPTREL foi a capacidade operacional da Justiça Eleitoral diante de condições climáticas adversas em escala continental, potencializadas pelo fenômeno Super El Niño.

Na Região Norte, a estiagem severa comprometeu a navegabilidade dos rios, exigindo a reformulação e a antecipação de rotas para o transporte fluvial de equipamentos, materiais e equipes até as comunidades mais isoladas. Na Região Sul, fortes chuvas e inundações demandaram a realocação emergencial de seções eleitorais e a execução de planos de contingência para garantir o acesso da população às urnas.

Cooperação institucional

Ainda segundo a manifestação, a consagração da vontade popular foi viabilizada pelo esforço conjunto de magistrados, servidores, mesários, colaboradores e entidades parceiras em todos os estados.

O desembargador Carlos Roberto da Silva ressaltou, por fim, a condução equilibrada e firme do ministro Nunes Marques na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sublinhando o canal constante de diálogo mantido com os tribunais regionais por meio do COPTREL.

Com o encerramento dos trabalhos de apuração, o presidente do COPTREL reafirma que a missão constitucional de salvaguardar a soberania do voto e a higidez do Estado Democrático de Direito foi plenamente cumprida pela Justiça Eleitoral.

Confira a nota na íntegra.



Texto: Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC)



Acesse os links úteis do TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram, no TikTok e no Twitter/X 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Acesso rápido