Apresentação - Pardal

TRE-PR - Pardal - Denúncias Eleitorais

Diante do objetivo de melhoria contínua da qualidade e da eficiência nos serviços prestados à sociedade, o Tribunal Superior Eleitoral, acompanhando a evolução tecnológica, disponibiliza à sociedade, gratuitamente, no período eleitoral, o aplicativo Pardal, sistema de denúncias eleitorais, que possibilita aos eleitores trazer ao conhecimento da Justiça Eleitoral, notícia virtual de infrações eleitorais, situações de irregularidades ou não conformidades nas campanhas eleitorais.

Para as Eleições Municipais 2020, nova versão do Pardal foi recentemente disponibilizada. Dentre as novidades, destacam-se que está integrado ao PJe e será acessado exclusivamente por meio de aparelhos de telefone celular.

O aplicativo, por meio de um filtro, encaminhará para tratamento pela Justiça Eleitoral (poder de polícia) tão somente denúncias de propaganda eleitoral irregular. Diante da identificação de denúncias afetas a outros temas, como compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos irregulares na campanha, promoverá o redirecionamento da(o) cidadã(o) ao site do Ministério Público do Paraná.