Auditorias comprovam segurança das urnas eletrônicas

Procedimentos realizados neste domingo (15) avaliaram sistemas e o funcionamento de 12 urnas no Paraná

Foto de televisões apresentando, em tempo real, a Auditoria da Votação Eletrônica

Neste domingo (15), doze urnas eletrônicas passaram por auditorias, acompanhadas por entidades fiscalizadoras, sendo oito delas para verificar a autenticidade e integridade dos sistemas eleitorais, realizada nas próprias seções eleitorais, antes do início da votação, e as demais para testar o funcionamento dos equipamentos em condições normais de uso, promovida em cerimônia pública, das 7h às 17h, no Fórum Eleitoral de Curitiba.

A Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas, realizada pelos juízes eleitorais no momento anterior à emissão da Zerésima (que comprova que não há votos previamente registrados), verificou que os sistemas das urnas eletrônicas estavam de acordo com o determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Após a finalização da votação da Auditoria de Funcionamento em Condições Normais de Uso, a comparação do resultado contabilizado no computador e o registrado nos boletins das urnas eletrônicas auditadas não apontou divergências. Desde que essa auditoria foi realizada pela primeira vez, nas há 20 anos, o TRE-PR nunca registrou divergências.

De acordo com o Dr. Helder Luis Taguchi, juiz da 176ª Zona Eleitoral de Curitiba, “a urna eletrônica é muito segura. Essa segurança decorre de forma muito simples: ela não tem conexão com a internet ou com rede. Não tem conexão externa. Nós armazenamos nela só a lista de eleitores e de candidatos, então a urna é inviolável por causa de uma coisa muito simples: a ausência de comunicação".

Presença

A Resolução Nº858/2020 estabeleceu a composição da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, presidida pelo Dr. Helder Luis Henrique Taguchi. Os demais integrantes são: Silvia Albuquerque Medici Metri, Fabio Henrique da Silva Skonieczny, Maria Regina Blanco Magalhães, Diogo Sguissardi Margarida, Cristiane Paula da Silva Galperin, Mariana Pirih Cordeiro, além da Dra. Cristina Corso Ruaro.

Leia mais:

22.10 - Definidos critérios dos locais de difícil acesso
16.10 -
Auditoria da Votação Eletrônica: conheça os procedimentos públicos que, no dia das eleições, verificam a segurança das urnas e dos sistemas eleitorais

 

Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni
Foto: Seção de Produção Audiovisual
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

 

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloude TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes