Disponível no YouTube vídeo para treinamento de mesários

Pela primeira vez, capacitação para as eleições está sendo realizada virtualmente

Reprodução de um frame de video com fundo branco em close no rosto de um senhor. Ele usa terno e...

Está disponível no canal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no YouTube o vídeo de treinamento dos mesários com informações sobre o trabalho que será desempenhado, conforme medidas de segurança sanitária, pelos membros das mesas receptoras de votos no primeiro e segundo turno das eleições, em 15 e 29 de novembro. Pela primeira vez, devido à pandemia de Covid-19, o treinamento acontece na modalidade virtual.

No Paraná, são necessários 85 mil mesários para trabalhar em 21.303 seções eleitorais distribuídas em 4.801 locais de votação nos 399 municípios do estado. Cada seção conta com quatro mesários. O trabalho possibilita o exercício do voto de 8,1 milhões de eleitores.

Confira na íntegra o treinamento para mesários disponibilizado pelo TRE-PR

Conteúdo exclusivo

O conteúdo do treinamento foi desenvolvido por servidores da Justiça Eleitoral do Paraná que participam de um grupo de trabalho, formado pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico (COPE) e por servidores de zonas eleitorais de Curitiba e do interior. O vídeo foi gravado pela Seção de Produção Audiovisual (SPA) nos estúdios do TRE-PR no bairro Prado Velho, em Curitiba.

“Caso seja positivo, e acreditamos que será, o treinamento virtual pode ser repetido em outras eleições, independentemente de pandemia, eis que as novas tecnologias devem servir exatamente para facilitar a vida das pessoas”, diz o presidente do TRE-PR, desembargador Tito Campos de Paula.

Vantagens de ser mesário

Além de adquirir conhecimentos e contribuir com o processo democrático brasileiro, ser mesário assegura ao cidadão diversas outras vantagens:

- Dispensa do trabalho pelo dobro dos dias de convocação, sem prejuízo de salário, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral (Lei 9.504/97, art. 98). O treinamento também dá direito a dois dias de folga do trabalho;

- Auxílio-alimentação para o dia da eleição;

- De 30 a 60 horas extracurriculares para alunos de instituições parceiras do Projeto Universidade Amiga da Justiça Eleitoral;

- Vantagem de desempate em concursos públicos da Justiça Eleitoral, quando expresso no edital;

- Vantagem de desempate em outros concursos públicos, se houver previsão em edital;

- Isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos realizados pelo Poder Público Estadual, de acordo com a lei 19196/2017, dependendo da regulamentação expedida pela instituição promotora do concurso.

Acesse o formulário de inscrição para ser mesário voluntário


Leia mais:

23.09 - Santo Antônio do Sudoeste (PR) tem 100% de mesários voluntários para as Eleições 2020

22.07 - TRE-PR vai às universidades em busca de mesários

 

Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Foto: Reprodução/Victor Borges Machado
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no Twitter, no Instagram e no SoundCloud

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes