1° Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas começa com palestras sobre gestão e liderança

Evento, transmitido no canal da Justiça Eleitoral no YouTube, tem programação gratuita nesta terça e quarta-feira

Foto do evento no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

Na manhã desta terça-feira (17), aconteceu a abertura do 1° Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas (ENOP). O juiz membro da Corte e ouvidor da Justiça Eleitoral do Paraná, doutor Thiago Paiva dos Santos, destacou que o objetivo é proporcionar a cada participante a possibilidade de repensar suas habilidades pessoais e profissionais. “Que nós possamos sair daqui pensando um pouco diferente, nos tornando pessoas melhores e prestando um serviço ainda melhor à sociedade”, disse.

O presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Tito Campos de Paula, destacou a atuação das ouvidorias, canal pelo qual as instituições públicas conseguem sentir e analisar o que a sociedade está precisando, além de serem a voz das pessoas perante as entidades, e atuarem para dar o retorno de forma imediata. “O Encontro Nacional reforça esse importante papel”, declarou.

Estiveram presentes também na cerimônia de abertura o vice-presidente e corregedor da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Vitor Roberto Silva; o ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), desembargador Edmilson Antonio de Lima; e o diretor-geral da Justiça Eleitoral do Paraná, doutor Valcir Mombach.

A transmissão do Encontro ocorre durante todo dia de hoje (17) e de amanhã (18) pelo canal da Justiça Eleitoral do Paraná no YouTube. Para ter direito ao certificado de participação, as pessoas que se inscreveram devem assinar a lista de presença disponível no vídeo da transmissão do evento.

Confira a programação completa

Palestras

Seguiu-se, após a abertura, a conferência “A Ouvidoria Pública no Poder Executivo Federal: Tutela de direitos e melhoria da gestão”, realizada pelo ouvidor-geral da União, Valmir Gomes Dias. Em seguida, ocorreu a apresentação “A defesa do usuário do serviço público”, ministrada pela chefe de departamento do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), Claudia Silvano.

Também aconteceu pela manhã a palestra “Liderança”, explanada pela coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Renata Malheiros Henriques. E o enfoque “A função social das ouvidorias", apresentado pelo ouvidor do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso (TRE-MT), Persio Oliveira Landim.

Segundo dia do Encontro

A programação do evento segue no segundo dia do ENOP, que conta com os enfoques, oficinas, palestras e conversas ministradas por especialistas, pessoas convidadas, ouvidoras e ouvidores, e autoridades de instituições públicas de todo o país. Serão discutidas as temáticas: ouvidorias; Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); neurocomunicação; gestão de pessoas; desenvolvimento da cultura da paz, do diálogo e da convivência ética; e “juridiquês”.

O Encontro é organizado pela Ouvidoria da Justiça Eleitoral do Paraná em parceria com a Ouvidoria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o Colégio Nacional de Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE). O evento conta ainda com o apoio de ouvidorias de diversas entidades.

Leia mais:

03.08 - 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas acontece nos dias 17 e 18 de agosto


Texto: Carla Tortato
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Foto: Vilmar Chequeleiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos no 
TwitterInstagramSoundCloudTikTokLinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido