1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas alcança mais de 3 mil visualizações

Oficinas sobre gestão, mediação de conflitos e desenvolvimento pessoal estão disponíveis no canal da Justiça Eleitoral do Paraná no YouTube

Foto do palco do Encontro Nacional das Ouvidorias Públicas com três autoridades sentadas em polt...
Desembargadora Neide Alves dos Santos (TRT9), Dr. Thiago Paiva dos Santos (TRE-PR) e desembargador Edmilson Antonio de Lima (TRT9), no segundo dia do evento

Nesta quarta-feira (18), aconteceu o segundo e último dia do 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas (ENOP), promovido pela Justiça Eleitoral do Paraná em parceria com o Colégio dos Ouvidores da Justiça Eleitoral (COJE) e Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e com o apoio de ouvidorias de diversas entidades.

As gravações das palestras sobre gestão, mediação de conflitos e desenvolvimento pessoal, entre outros temas, realizadas ao vivo nos dois dias do evento, estão disponíveis no canal da Justiça Eleitoral do Paraná no YouTube, onde já alcançam mais de 3 mil visualizações.

O evento teve mais de 500 pessoas previamente inscritas, que receberão certificado de 15 horas de atividades. Emitido pela Escola Judicial Eleitoral do Paraná, o certificado será enviado para o e-mail cadastrado no ato da inscrição.

A mesa de encerramento foi composta pelas seguintes autoridades da Justiça Eleitoral do Paraná: desembargador Tito Campos de Paula, presidente; desembargador Vitor Roberto Silva, vice-presidente e corregedor; Dr. Thiago Paiva dos Santos, juiz membro da Corte e ouvidor; e Dr. Valcir Mombach, diretor-geral.

“A Justiça Eleitoral do Paraná agradece aos 22 palestrantes que compartilharam seus conhecimentos com o público durante o encontro”, disse o presidente Tito Campos, que parabenizou o ouvidor, Dr. Thiago Paiva, pela iniciativa. “Várias lições foram aprendidas nestes dois dias, mas, a principal, foi sobre a importância de sabermos ouvir”, disse o desembargador, que convidou todas e todos que acompanharam as apresentações a multiplicar em suas instituições as lições aprendidas.

Troca de conhecimentos

O segundo dia do encontro teve início com a conversa Os pilares das Ouvidorias, conduzida pela juíza eleitoral e presidente do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral, Dra. Kamile Castro, e pelo ouvidor da Justiça Eleitoral do Paraná, Dr. Thiago Paiva dos Santos. Foram discutidos temas como comunicação, mediação e promoção da orientação social.

Em seguida, ocorreu a apresentação Instrumentos para o Fortalecimento de Ouvidorias, ministrada pelo desembargador e ouvidor do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT9), desembargador Edmilson Antonio de Lima.  A desembargadora Neide Alves dos Santos representou, na ocasião, o presidente do TRT9, desembargador Sergio Murilo Rodrigues Lemos.

Também foi realizada, pela manhã, a palestra Melhores resultados com Gestão de Pessoas, ministrada pela psicóloga Franciele Pereira Zazycki, e o enfoque A Ouvidoria como ferramenta de participação social, conduzido pelo ouvidor-geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), Ederson Patrick Severo Machado. A manhã do evento encerrou-se com a palestra Aplicação da LGPD, de Rodrigo Pironti Aguirre de Castro.

Habilidades comportamentais

À tarde, foram abordados temas relacionados ao eixo habilidades comportamentais. Quem abriu a rodada de apresentações foi o servidor da Justiça Eleitoral do Paraná Mozar de Ramos, falando sobre Ouvidoria e Mediação.  A seguir, aconteceu o debate Ouvidoria e Sociedade, com a vice-presidente e a ouvidora-geral da Ordem dos Advogados do Brasil Seção Paraná (OAB/PR), Dra. Marilena Winter e Dra. Maria Helena Kuss, respectivamente.

A fonoaudióloga Cida Stier promoveu uma oficina sobre neurocomunicação e Adriana Eugênia Alvim Barreiro, vice-presidente da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman - Seção São Paulo, falou sobre cultura da paz, diálogo e convivência ética. A apresentação de encerramento foi do Dr. Luís Felipe Avelino Medina, membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), sobre como descomplicar o “juridiquês”.

Confira todas as palestras e apresentações dos dois dias de evento

Leia mais:
17.08 - 1° Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas começa com palestras sobre gestão e liderança
03.08 - 1º Encontro Nacional de Ouvidorias Públicas acontece nos dias 17 e 18 de agosto

Texto: Laura Carlotto Borro e Melissa Medroni
Revisão: Beatriz Tedesco
Foto: Vilmar Chequeleiro
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido