MPF promove live "Mulheres no combate à Covid-19: ciência e divulgação científica"

Evento, nesta terça-feira (2 de março), celebra o Mês da Mulher reunindo três cientistas e uma jornalista

Imagem de três mulheres atuando na área da saúde

Para enriquecer as reflexões levantadas a cada março em todo o mundo sobre a equidade de gênero, o Ministério Público Federal (MPF) começa o mês reunindo numa mesa-redonda online quatro brasileiras que vêm se destacando no combate à pandemia de Covid-19. No próximo dia 2, às 15h, no canal do Programa Bem Viver no YouTube, as cientistas Andréa Alice da Silva (UFF), Ester Sabino (USP) e Mellanie Fontes-Dutra (UFRGS) e a jornalista Luiza Caires (USP) dialogam entre si e com o público sobre seus trabalhos e suas perspectivas sobre o avanço das mulheres na pesquisa científica e na luta contra a desinformação.

"É sempre importante homenagear nossas cientistas e jornalistas que, com seu trabalho diário, ajudam a salvar vidas", explica a idealizadora do evento, Cynthia Orengo, coordenadora de Gestão de Pessoas da Procuradoria da República em Santa Catarina. A iniciativa, que integra o calendário de eventos alusivos ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é promovida pelas áreas de Assistência à Saúde e Bem-Estar, de Comunicação Social e de Equidade de Gênero e Raça das unidades do MPF sediadas nas capitais da Região Sul (procuradorias da República no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná e Procuradoria Regional da República na 4º Região).

O debate será mediado por duas procuradoras da República. Analucia Hartmann atua no ofício Índios e Comunidades Tradicionais da Procuradoria da República em Santa Catarina e integra o grupo de trabalho Mulher, Criança, Adolescente e Idoso: Proteção de Direitos, da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão. Já Suzete Bragagnolo, lotada na Procuradoria da República no Rio Grande do Sul, é procuradora regional dos Direitos do Cidadão substituta, atua no ofício da Saúde e integra grupos de trabalho e fóruns interinstitucionais com foco no combate à pandemia.

Saiba mais sobre as convidadas:

Andréa Alice da Silva, graduada em Farmácia Bioquímica, doutora em Biologia Celular e Molecular, é professora associada da UFF. Sua experiência inclui a área de Imunologia Celular, Imunologia Clínica e Neuroimunologia. Coordena um dos laboratórios de campanha para amplificação do diagnóstico molecular da Covid-19 no estado do Rio de Janeiro (REDE virus/ MCTI).
Lattes

Ester Cerdeira Sabino, médica, doutora em Imunologia e professora associada do Departamento de Moléstias Infecciosas da Faculdade de Medicina da USP. Coordenou o primeiro sequenciamento genético do novo coronavírus.
Lattes | Twitter

Luiza Caires, jornalista e mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Editora de Ciências do Jornal da USP. Trabalha há 14 anos com divulgação científica. Está, segundo estudo do IBPAD e pela Science Pulse, entre as cinco principais influenciadoras sobre Covid-19 em 2020.
Lattes | Twitter | Facebook | Instagram

Mellanie Fontes-Dutra, biomédica, mestra e doutora em Neurociências pela UFRGS, coordenadora da Rede Análise COVID-19, membro do grupo Infovid, da Equipe Halo e da União Pró-Vacina. Está, segundo estudo do IBPAD e pela Science Pulse, entre as cinco principais influenciadoras sobre Covid-19 em 2020.

SERVIÇO
Evento: Mulheres no combate à Covid-19: ciência e divulgação científica
Data: 2 de março (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Canal do Programa Bem Viver no YouTube (MPF/SC)


Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloudTikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes