Mulheres em Campanha: conheça as regras da propaganda eleitoral

Live organizada pela EJE-PR e pela Comissão Mulheres na Política pode ser assistida na íntegra no canal do TRE-PR no YouTube

Fotografia que reproduz uma sala virtual de videoconferência. Há três mulheres, duas na parte su...

Nesta quarta-feira (12), aconteceu a live “Mulheres em Campanha: revisando as regras da propaganda eleitoral”, organizada pela Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em conjunto com a Comissão Mulheres na Política. O evento foi transmitido pelo canal do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no YouTube, onde já conta com mais de 400 visualizações.

Com o objetivo de incentivar a participação feminina na política e contribuir para a potencialização das campanhas eleitorais de mulheres, a live contou com a participação da procuradora regional eleitoral do Paraná, Dra. Eloisa Helena Machado, da presidente da comissão Mulheres na Política e juíza da 174ª zona eleitoral, Dra. Adriana Simette, e da membro da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Abradep e da Associação Visibilidade Feminina, Dra. Ana Paula Barmann.

Na abertura, a anfitriã Dra. Adriana declarou que “a melhor forma de se vencer barreiras é, justamente, trazendo conhecimento”. Já Dra. Ana chamou a atenção para o conceito e a importância da propaganda intrapartidária. Ela explicou que 15 dias antes do início das convenções partidárias já são permitidas as ações destinadas aos filiados dos próprios partidos. “É muito importante que a mulher cada vez mais se coloque dentro do seu partido, ocupando todos os espaços possíveis”, ressaltou.

Para a Dra. Eloisa, as cotas de gênero dentro dos partidos políticos “proporcionam visibilidade e não podemos deixá-las cair no esquecimento”. A procuradora afirmou que as mulheres vivenciam um momento em que precisam tomar conta do que lhes é disponibilizado. “Nada melhor, para elas, do que conhecer os recursos disponíveis, o que está a seu favor, o que a legislação permite e o que não permite”, diz. A procuradora ainda destacou que, se as candidatas perceberem que não estão recebendo a visibilidade necessária dentro de seus grupos políticos devem comunicar à Justiça Eleitoral sobre a possibilidade de seus partidos estarem fazendo uso de candidaturas laranja.

Quer saber mais? Então confira a transmissão do evento na íntegra!

Mulheres na Política

O projeto, lançado em 2019, é uma iniciativa do TRE-PR que busca incentivar as candidaturas femininas e conscientizar mulheres sobre a importância de sua participação na política. A ação, que compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, atende especialmente ao Objetivo nº 05, que trata da Igualdade de Gênero.

 

Texto: Thiliane Leitoles Trombini
Foto: Reprodução
Supervisão: Melissa Diniz Medroni
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR


Siga-nos noTwitter, no Instagram e no Spotify

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido