Corregedor apresenta relatório de atividades desenvolvidas pela CRE-PR em 2025
Documento foi divulgado durante sessão de julgamento nesta quinta-feira (18)

Na tarde desta quinta-feira (18), durante sessão de julgamento transmitida ao vivo pelo YouTube, o vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Luiz Osório Moraes Panza, apresentou o relatório de atividades desenvolvidas pela Corregedoria Regional Eleitoral (CRE-PR) ao longo de 2025.
Na ocasião, o desembargador Luiz Osório Moraes Panza enalteceu a atuação da equipe da CRE-PR: “Foi um trabalho de fôlego, que eu jamais conseguiria desenvolver se não fosse com o total desempenho e a total participação de todas as servidoras e de todos os servidores que compõem a atual administração da nossa Corregedoria Regional Eleitoral”. “Sem eles eu não faria nem 10% do que conseguimos fazer ao longo dessa gestão”, completou.
O desembargador do TRE-PR também destacou o papel transformador e humanizador da Corregedoria, que, segundo ele, deve primar pela orientação das atividades, gerir melhorias funcionais de cunho preventivo e padronizar os serviços prestados pela Justiça Eleitoral paranaense.
Assista à apresentação do relatório durante a sessão de julgamento
Atividades
Entre as principais ações da CRE-PR em 2025, o corregedor mencionou projetos como o “CRE Aproxima”, voltado à orientação das equipes dos Cartórios Eleitorais, e o “PodCRE”, podcast que compartilha conteúdos de interesse jurídico e social, ambos premiados com o Selo Boas Práticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE); e o “Conversa com a Corregedoria”, encontros virtuais com servidoras e servidores para abordar o teor de provimentos e ofícios circulares.
Ele também destacou o aperfeiçoamento do “Portal Business Intelligence (BI)”, que monitora estatísticas como as do eleitorado e de acompanhamento processual; a atualização do “Portal da WikiCRE”, com a criação e a revisão de manuais detalhados sobre as atividades relacionadas ao setor; a promoção de cursos voltados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe) e à formação de juízes e novos servidores; e a realização de palestras sobre cidadania e democracia.
O desembargador Luiz Osório Moraes Panza também ressaltou atividades como a manutenção, a correção e a atualização dos dados do cadastro eleitoral; o julgamento de processos de natureza disciplinar; as visitas de inspeção de ciclo às Zonas Eleitorais; e o acompanhamento das metas e indicadores nacionais. Ele lembrou ainda a participação da CRE-PR em entidades, comissões e eventos como os encontros nacionais do Colégio de Corregedoras e Corregedores Eleitorais do Brasil (CCORELB) e o Kick-Off Eleições 2026.
Acesse o relatório na íntegra.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

