Justiça Eleitoral do Paraná promove o evento “Uma Visão de Futuro”

Ciclo de palestras reúne convidados de órgãos públicos de todo o Brasil para refletir os novos rumos do judiciário brasileiro

Justiça Eleitoral do Paraná promove o evento “Uma Visão de Futuro”

Nos dias 30/11 e 01/12, no auditório do edifício-sede, em Curitiba, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) realiza o seminário “Uma Visão de Futuro”, com palestrantes de diversas instituições públicas do país. No primeiro dia, cerca de 260 servidores da Justiça Eleitoral de todo o Estado prestigiaram o evento.

O desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, presidente do TRE-PR, ressaltou, na abertura, o clima de confraternização do encontro, que coroou um ano de trabalho intenso para reverter a orientação inicial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de extinguir 102 zonas eleitorais. “Através da mobilização de magistrados, parlamentares, representantes do executivo, sindicatos e sociedade civil conseguimos reduzir esse número para apenas 20 zonas eleitorais, restritas aos municípios maiores”, lembrou.

Já o corregedor e vice-presidente do órgão, desembargador Luiz Taro Oyama, garantiu aos servidores presentes que a estrutura dos fóruns eleitorais do Paraná será mantida, anunciou a existência de um projeto para a construção de novas unidades e comemorou esta oportunidade de aproximar a Administração das zonas eleitorais.

Reflexões sobre o futuro

“Esse seminário foi concebido para proporcionar uma reflexão sobre a Justiça Eleitoral diante de um cenário de corte de gastos por 20 anos e suspensão dos provimentos até 2019”, anunciou a diretora-geral do TRE-PR, Mônica Miranda Gama Monteiro, na abertura das palestras.

O primeiro a subir ao palco foi o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) Roberto Bacellar para falar sobre o tema “Inovar é Preciso”. Ele destacou a importância de os gestores públicos substituírem a visão mecanicista por uma atitude sistêmica diante dos obstáculos e metas. “Precisamos de lideranças situacionais, que saibam desenvolver competências conforme o contexto”, alertou.

A seguir, a plateia conferiu a apresentação do auditor do TCU Daniel Jezini sobre “Governança e gestão para resultados”. O dia terminou com as palestras da coordenadora de campanhas e redes sociais do TSE, Neri Accioly, e da editora de mídias sociais do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Fabia Galvão Costa Machado, sobre o “Poder Judiciário nas redes sociais”.

Nesta sexta-feira, dia 01/12, o evento prossegue pela manhã com as palestras de Simone Batalha, secretária judiciária do TSE, sobre o Processo Judicial eletrônico (PJe); a experiência do Tribunal Superior do Trabalho (TST) com o teletrabalho, com Danilla Fonseca Godoy Veloso e Ekaterini Sofoulis Hadjirallis Morita, da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas do TST; e a Identificação Civil Nacional, com Giuseppe Dutra Janino, secretário de Tecnologia da Informação do TSE. À tarde, Ketlin Feitosa, assessora de Gestão Soicioambiental do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fala sobre “Gestão sustentável”.

O evento encerra-se com a entrega do Prêmio Boas Práticas na Biometria, a partir das 14h30.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido