TRE-PR concede Comenda do Mérito Eleitoral Paranaense a ex-membros

Solenidade marcou a inauguração da nova Sala de Sessões do Tribunal

TRE-PR concede Comenda do Mérito Eleitoral Paranaense a ex-membros da corte

Na última sexta-feira (24), durante o Encontro de Juízes Eleitorais do Paraná, o presidente do TRE-PR, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, efetuou a entrega da Comenda do Mérito Eleitoral Paranaense a ex-membros efetivos da corte. A cerimônia ocorreu na nova Sala de Sessões do Tribunal, inaugurada naquela ocasião.

Desembargadores ex-presidentes, juízes de direito, juízes federais, juristas e procurador regional eleitoral foram homenageados no evento, que contou a presença de cerca de 200 juízes eleitorais, além de autoridades de órgãos do judiciário brasileiro, servidores da casa e imprensa.

“A principal característica da Justiça Eleitoral do Paraná nos seus 85 anos de história é a continuidade das ações que transformaram o TRE-PR em órgão de referência nacional”, lembrou o desembargador Xisto Pereira. “Essa história possui um padrão de excelência que vem, em primeiro lugar, da qualidade de seus presidentes, juízes e servidores”, afirmou, ao dar início à outorga da medalha e do diploma às seguintes autoridades:

  • Na classe de ex-presidentes: desembargador Gil Trotta Telles (in memoriam) e desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira Portes.
  • Na classe de juízes de direito: desembargadores Guilherme Luiz Gomes e Paulo Cezar Bellio e os doutores Ivo Faccenda e Lourival Pedro Chemim.
  • Na classe de procuradores regionais eleitorais: doutor Alessandro José Fernandes de Oliveira.
  • Na classe dos juízes federais: ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Joel Ilan Paciornik e os desembargadores federais Fernando Quadros da Silva, João Pedro Gebran Neto e Wellington Mendes de Almeida.
  • Na classe dos juristas: doutores Josafá Antonio Lemes e René Ariel Dotti.

Programação

O Encontro de Juízes Eleitorais do Paraná teve início às 15 horas com a inauguração da nova Sala de Sessões do Tribunal, projetada pelo arquiteto Abrão Assad, autor de obras notáveis de Curitiba, como o calçadão da Rua XV de Novembro e a Rua 24 Horas, e do conjunto arquitetônico da Justiça Eleitoral do Paraná, como a Escola da Cidadania Oto Luiz Sponholz e o hall de entrada do edifício-sede.

A nova Sala de Sessões foi ampliada, melhorou a visibilidade da corte pela plateia, recebeu nova iluminação e atende a normas de acessibilidade, conforme reivindicações dos órgãos de controle da União, do Conselho Nacional de Justiça e do Ministério Público. O espaço recebeu o nome do desembargador Negi Calixto, presidente deste Tribunal em 1989, representado na cerimônia por sua viúva e filhos.

A seguir, durante o evento, o presidente da Comissão de Rezoneamento do TRE-PR, Valcir Mombach, fez uma explanação sobre o rezoneamento implantado no âmbito deste regional, que foi seguida da exposição dos projetos de cidadania da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) pelo seu diretor-executivo, doutor Nicolau Konkel Junior.

A solenidade prosseguiu com uma palestra sobre a contribuição democrática da justiça eleitoral pelo professor René Ariel Dotti. “Um dos maiores desafios é preparar as gerações futuras para a formação de novos políticos e lideranças”, afirmou o professor, que elogiou a atuação da Escola Judiciária do TRE-PR no sentido de aproximar o público infantil e adolescente do processo democrático. Ele também exortou os cerca de 200 juízes eleitorais presentes a voltarem para suas comarcas abertos ao diálogo e parcerias com as escolas locais.

O encontro prosseguiu com a entrega das comendas aos ex-membros da corte, seguido de um coquetel de encerramento.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido