Sorteio da Auditoria de Votação Eletrônica é realizado

O evento foi realizado neste sábado (27), no Auditório do TRE-PR

Urnas são entregues neste sábado

Aconteceu neste sábado (27), no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o sorteio das urnas que passarão pela Auditoria de Votação Eletrônica (subdividida em Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas e em Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas), disciplinada pela Resolução-TSE nº 23.550/2017.

Foram sorteadas para a Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas, de Curitiba, a seção 101 da 178ª ZE (localizada na Escola Estadual Angelo Trevisan); do interior, foram sorteadas a seção 26 da 13ª ZE de Palmeira (localizada na Escola Municipal Jesuíno Marcondes); a seção 71 da 45ª ZE de Laranjeiras do Sul (localizada na Escola Municipal José Mauro de Vasconcelos, município de Nova Laranjeiras, Buriti - Zona Rural); e a seção 4 da 52ª ZE de São João do Triunfo (localizada na Escola Municipal Professor Sebastião A. Ferreira).

Já para a Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas, foram sorteadas a seção 596 da 1ª ZE de Curitiba (localizada Colégio Marista Santa Maria); a seção 262 da 31ª ZE de Campo Mourão (localizada na Escola Municipal Bento Mossurunga); a seção 386 da 14ª ZE de Ponta Grossa (localizada no Colégio Estadual 31 de março); a seção 54 da 94ª ZE de Santa Isabel do Ivaí (localizada na Escola Estadual Santos Dumont, município de Santa Cruz de Monte Castelo); a seção 10 da 102ª ZE de Mandaguaçu (localizada na Escola Estadual Professor Francisco José Perioto); a seção 272 da 61ª ZE de Arapongas (localizada na Escola Municipal Doutor Antônio Grassano Junior); a seção 88 da 140ª ZE de Marmeleiro (localizada na Escola Rural Municipal Souza Naves, Linha Chalito); e a seção 28 da 128ª ZE de Alto Piquiri (localizada no CE Rui Barbosa, no município de Brasilândia do Sul).

Logística

As urnas do interior sorteadas serão transportadas ainda neste sábado para Curitiba com a ajuda de um avião cedido pela Casa Militar, caso seja necessário de acordo com a logística planejada para o transporte das urnas. As equipes de apoio formadas por servidores do TRE-PR estão em cidades-chave (Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e Guarapuava) para auxiliar no transporte terrestre quando assim exigir a celeridade da operação. As urnas retiradas para a auditoria serão substituídas por outras de contingência.

Auditoria

A Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas testará o funcionamento dos equipamentos sob condições normais de uso. Uma empresa de auditoria privada e o Tribunal de Contas da União (TCU) acompanharão a atividade, que acontecerá no Fórum Eleitoral de Curitiba neste domingo (28), ao mesmo tempo em que será realizada a votação.

Já a Auditoria de Verificação da Autenticidade e Integridade dos Sistemas, uma novidade desta eleição,será realizada nos próprios locais de votação das oito seções eleitorais sorteadas, em momento anterior à emissão da zerésima (relatório expedido pela urna que comprova que não há votos registrados antes do início da votação).

Essas urnas passarão por uma verificação das assinaturas e dos resumos digitais realizada por um programa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relatório de resumos digitais poderá ser impresso em até 3 (três) vias, mantendo-se, obrigatoriamente, uma cópia para compor a ata da auditoria e colocando-se as demais à disposição dos fiscais dos partidos políticos e dos representantes da OAB e do Ministério Público para conferência dos resumos digitais com aqueles publicados no site do TSE.

Estiveram presentes ao sorteio o presidente do TRE-PR, Des. Luiz Taro Oyama; o procurador da República do estado do Paraná, Dr. Adriano Barros Fernandes; a juíza da 177ª ZE de Curitiba e presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, Dra. Mayra Rocco Stainsack; a procuradora regional eleitoral do Paraná, Dra. Eloisa Helena Machado; o juiz-membro da Corte, Dr. Jean Carlo Leeck; a juíza da 4ª ZE de Curitiba, Dra. Flávia da Costa Viana; a juíza da 174ª ZE de Curitiba, Dra. Fernanda Karam de Chueiri Sanches; a juíza da 175ª ZE de Curitiba, Dra. Luciani de Lourdes Tesseroli Maronezi; o juiz da 176ª ZE de Curitiba, Dr. Douglas Marcel Peres; a juíza da 178ª ZE de Curitiba, Dra. Julia Maria Tesseroli de Paula Rezende; o promotor eleitoral da 4º ZE de Curitiba, Dr. Humberto Eduardo Pucinelli; o promotor da 154ª ZE de Curitiba, Dr. Marcelo Paulo Maggio; o diretor-geral do TRE-PR, Dr. Sérgio Luiz Maranhão Ritzmann; representantes de partidos políticos; servidores do TRE-PR; e 110 estudantes universitários, responsáveis pelo preenchimento das cédulas que serão utilizadas na Auditoria de Funcionamento das Urnas Eletrônicas.

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido