Gestão 2024-2025 conduz última sessão de julgamento da Corte do TRE-PR
O presidente Sigurd Roberto Bengtsson e o vice-presidente Luiz Osório Moraes Panza lideraram a Justiça Eleitoral do Paraná nas Eleições Municipais de 2024

A sessão desta sexta-feira (30) marcou a despedida da gestão 2024-2025 do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). O presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e o vice-presidente, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, conduziram a Justiça Eleitoral do Paraná nas Eleições Municipais de 2024.
O presidente Sigurd Roberto Bengtsson destacou em seu discurso os prêmios recebidos durante a gestão 2024-2025: “É claro que isso se deveu ao trabalho de todos os integrantes da Corte Eleitoral e de todas as servidoras e de todos os servidores [...] Os mais significativos foram os Selos Diamante 2024 e 2025, outorgados pelo Conselho Nacional de Justiça, e o Selo Diamante do Tribunal Superior Eleitoral”. “Quando assumimos, vedamos o uso do pronome eu. A nossa proposta de gestão foi atuar de uma forma conjunta, com a interação de todos”, revelou.
Ele também destacou as campanhas da Justiça Eleitoral do Paraná voltadas ao atendimento dos eleitores, como o Programa Cidadania Plena e o incentivo à participação dos jovens. “Com essas ações, o Paraná passou ao quinto lugar no ranking do número de eleitores”, destacou o presidente Sigurd Roberto Bengtsson.
O desembargador Luiz Osório Moraes Panza destacou a parceria com o presidente Sigurd Roberto Bengtsson. Ele lembrou a contribuição dos membros da Corte, do Ministério Público, dos colaboradores e dos advogados para o trabalho realizado durante a sua gestão. “Vivemos intensamente o período que nos foi concedido, porque tinha prazo de validade [...] A intenção foi entregar o melhor possível dentro da limitação que existe por sermos humanos”, ressaltou.
A decana da Corte, desembargadora federal Claudia Cristofani, destacou a oratória do desembargador Panza: “ Sêneca e Fernando Pessoa passaram a fazer parte da nossa rotina [...] Quando ele toma a palavra, transforma qualquer ato prosaico em momento de sabedoria e leveza”. “O desembargador Sigurd me emociona por sua dedicação integral, por sua total dedicação a esta Corte e pelo companheirismo”, relatou a desembargadora.
Realizações
A gestão do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) no biênio 2024-2025 foi marcada por importantes conquistas de qualidade e pela implementação de projetos estratégicos nas áreas de governança, tecnologia, inclusão e facilitação do acesso à Justiça Eleitoral.
Selos Diamante e premiações de destaque
Em 2025, o TRE-PR foi o único Tribunal Eleitoral de grande porte do país a ser premiado com a categoria "Diamante" tanto no Selo de Qualidade Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) quanto no Prêmio CNJ de Qualidade, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O TRE-PR também recebeu o Selo Diamante do CNJ em 2024.
Outras Conquistas:
Selo Linguagem Simples 2025 (pelo segundo ano consecutivo), concedido pelo CNJ para reconhecer o uso de linguagem direta e compreensível na comunicação com a sociedade.
Menção Honrosa no 2º Prêmio de Equidade Racial e recebimento do Selo Tribunal Amigo da Pessoa Idosa, ambos do CNJ, em reconhecimento às iniciativas de diversidade, inclusão e respeito aos direitos da população idosa.
Prêmio RGB de Boas Práticas em Governança Pública, no eixo "Legislativo Federal, Poder Judiciário e Funções Essenciais à Justiça da União".
Selo Boas Práticas da Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral (CGE) por iniciativas da CRE-PR, como o projeto "CRE Aproxima" (assistência preventiva às Zonas Eleitorais) e o podcast"PodCRE" (compartilhamento de conteúdo jurídico e social).
Principais Projetos e Iniciativas da Gestão 2024-2025
A gestão 2024-2025 foi guiada pelo Plano de Gestão 2024-2025, que desdobra o Planejamento Estratégico 2021-2026. O Plano contemplou 53 metas em 5 pilares principais, visando a uma sociedade mais inclusiva e igualitária:
- Governança
- Pessoas com Deficiência (PcD)
- Mulheres
- Integridade
- Facilitar o acesso à Justiça Eleitoral
Entre os projetos e iniciativas implementadas, destacaram-se:
- Programa Cidadania Plena - Todo voto importa: busca facilitar o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral, por meio da instalação de Seções Eleitorais em locais de difícil acesso e da realização de mutirões de atendimento em comunidades e municípios distantes das sedes de Fóruns Eleitorais.
- Sessões itinerantes: a iniciativa visa aproximar a Corte Eleitoral do Paraná da sociedade, tornando o julgamento das ações eleitorais mais objetivo e acessível para a população. Todas as pessoas interessadas em assistir à Sessão Itinerante poderão comparecer ao local do evento. Não é necessário realizar inscrição prévia.
- Projeto "Inclusão: Mãos à Obra": Um projeto do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS), que busca diagnosticar e promover a acessibilidade nos locais de votação, com o objetivo de realizar as adequações necessárias.
- Símbolos Institucionais: criação e instituição da Bandeira do TRE-PR e lançamento oficial do Hino da Justiça Eleitoral do Paraná em 2025, com o objetivo de materializar visualmente o propósito e preservar a memória histórica da instituição.
- Atividades da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PR): a EJE-PR atuou de forma decisiva para as premiações e desenvolveu trabalho nos eixos de Capacitação, Produção Científica (Revista Paraná Eleitoral, podcast "Democracia em Debate", Atlas Eleitoral) e Educação Cidadã (Projetos Parlamento Jovem e Eleitor do Futuro), alcançando mais de cinquenta mil jovens.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

