TRE-PR reinaugura auditório em solenidade com homenagens à embaixadora de acessibilidade Pietra Silvestri e ao Arquivo Público
Ao final do evento, realizado no final da tarde desta quinta-feira (29), também foi apresentado o novo Centro Ecumênico do Tribunal

Nesta quinta-feira (29), durante a solenidade de reinauguração do auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a embaixadora de acessibilidade do Tribunal, Pietra Silvestri, e o Arquivo Público do Paraná receberam a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias. O evento contou ainda com a divulgação da Portaria n° 322/2025, que dispõe sobre o atendimento preferencial para pessoas hemofílicas no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná e a apresentação do novo Centro Ecumênico da instituição.
Assista ao evento na íntegra pelo YouTube
O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, que representou na ocasião o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que a reforma teve como objetivo melhorar o espaço físico do auditório, principalmente quanto à acessibilidade. “Essa foi a nossa preocupação número um, permitir que todas pessoas tenham acesso de maneira tranquila e fácil a esse ambiente”, declarou.
Segundo o corregedor, o espaço é destinado a toda a população paranaense: “O TRE-PR está entregando a obra, não apenas para as servidoras e os servidores, mas para toda a sociedade. Um auditório amplo, moderno e com as melhores instalações possíveis”. Ele enfatizou que o local leva o nome do desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, como forma de homenageá-lo. “Temos que engrandecer aqueles que contribuíram sobremaneira para essa construção que temos hoje”, enfatizou.
Na sequência, o secretário de Administração do TRE-PR, Iuri Camargo Kisovec, reforçou que a obra trouxe diversas melhorias, como a ampliação do espaço de locomoção do público, que vai beneficiar principalmente pessoas cadeirantes. “Fizemos as alterações com base em uma assessoria para acessibilidade e de acordo com normas relativas ao tema [...]. Espero que o pessoal goste e se sinta bem acolhido aqui”, concluiu.
A reforma no auditório, iniciada no final de 2025, instalou banheiro acessível, rampas para o palco e piso podotátil no local. Também houve a troca de carpete, a instalação de iluminação em led para demarcar circulação nos corredores e a reserva de assentos (cinco espaços para cadeira de rodas; três assentos para obesos; três assentos para gestantes; três assentos para pessoas com deficiência; e um assento para pessoa cega acompanhada de cão guia).

|
Nascido no dia 24 de agosto de 1937, na capital paranaense, formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, turma de 1962. Ingressou no serviço público em 1955, exercendo cargos de auxiliar judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e no TRE-PR. Também advogou por 8 anos e ocupou vários cargos no Governo do Estado. Ingressou na magistratura em 1970, atuando como juiz de direito em União da Vitória e juiz de direito substituto em Curitiba. Em 1988, foi promovido, por merecimento, ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada e, em 1995, a desembargador do TJPR. No TRE-PR foi nomeado corregedor e vice-presidente em 2005 e, presidente em 2006. Aposentou-se em fevereiro de 2007 e faleceu em 19 de junho de 2018. |

Homenagens
No evento, também ocorreu a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, maior homenagem concedida pela Justiça Eleitoral do Paraná, à influenciadora com síndrome de Down Pietra Silvestri, que, como embaixadora do TRE-PR, atuou na campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias nas eleições, e ao Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP), que reúne documentação higienizada e acondicionada em caixas arquivo sobre a memória do Tribunal, com registros das eleições das décadas de 1940 a 1970.

A chefe do DEAP, Fabiane Bergmann, lembrou das ações realizadas pelo Departamento em parceria com o TRE-PR, como a exposição em celebração aos 80 anos da reinstalação do Tribunal e o Acordo de Cooperação Técnica n° 24/2025, com medidas para iniciar a digitalização dos arquivos. Ela também enalteceu todos os servidores que já atuaram e os que ainda atuam no DEAP: “O mérito de salvaguardar esses documentos é da instituição. Eu vou levar pra eles essa honraria, que é um merecimento de todos pelo trabalho conjunto”.
Em seguida, a atriz e influenciadora Pietra Silvestri agradeceu ao TRE-PR “por acreditar na acessibilidade e na inclusão”. “Ser embaixadora do TRE-PR foi muito especial para mim, mas o mais importante foi dar a oportunidade de cidadania para muitos eleitores que estavam esquecidos”. Ela ressaltou que as inscrições de pessoas com deficiência como mesários voluntários cresceram mais de 1.000% nas Eleições de 2024 em comparação ao pleito municipal de 2020. “Obrigada por confiarem em mim e acreditarem no meu trabalho”, concluiu.
Instituída pela Resolução n° 468/2005, a medalha é uma distinção honorífica, em grau de Comenda, entregue pelo TRE-PR com o propósito de incentivar o exercício da cidadania e a defesa da democracia. Formada por oito pinhões transversais na cor dourada, a Medalha contém, no centro, três pinheiros na cor verde. Trata-se de uma referência ao estado, uma vez que o tradicional pinheiro do Paraná (araucaria angustifolia) é um símbolo local, que representa as tradições e os vínculos dos paranaenses com a terra.
Novo Centro Ecumênico
Ao final da cerimônia, foi realizada a inauguração do novo Centro Ecumênico do TRE-PR, localizado ao lado do auditório. O espaço é destinado a todas pessoas, de todas as religiões, com o objetivo de ser um ponto de encontro, de diálogo, convivência, oração e união. O desembargador Luiz Osório Moraes Panza ressaltou, durante o evento, que o ambiente é multirreligioso.
Hemofilia
Na cerimônia, também houve a divulgação da Portaria n° 322/2025. A norma estabelece que, no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná, as pessoas com hemofilia terão preferência para votar nos dias de eleição e prioridade de atendimento ao comparecerem às Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) e aos Cartórios Eleitorais de todo o estado.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

