TRE-PR reinaugura auditório em solenidade com homenagens à embaixadora de acessibilidade Pietra Silvestri e ao Arquivo Público

Ao final do evento, realizado no final da tarde desta quinta-feira (29), também foi apresentado o novo Centro Ecumênico do Tribunal

Fotografia que retrata um auditório amplo durante um evento institucional. No palco, à direita, ...

Nesta quinta-feira (29), durante a solenidade de reinauguração do auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a embaixadora de acessibilidade do Tribunal, Pietra Silvestri, e o Arquivo Público do Paraná receberam a Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias. O evento contou ainda com a divulgação da Portaria n° 322/2025, que dispõe sobre o atendimento preferencial para pessoas hemofílicas no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná e a apresentação do novo Centro Ecumênico da instituição.

Assista ao evento na íntegra pelo YouTube

O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, que representou na ocasião o desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, destacou que a reforma teve como objetivo melhorar o espaço físico do auditório, principalmente quanto à acessibilidade. “Essa foi a nossa preocupação número um, permitir que todas pessoas tenham acesso de maneira tranquila e fácil a esse ambiente”, declarou.

Segundo o corregedor, o espaço é destinado a toda a população paranaense: “O TRE-PR está entregando a obra, não apenas para as servidoras e os servidores, mas para toda a sociedade. Um auditório amplo, moderno e com as melhores instalações possíveis”. Ele enfatizou que o local leva o nome do desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto, como forma de homenageá-lo. “Temos que engrandecer aqueles que contribuíram sobremaneira para essa construção que temos hoje”, enfatizou.

Na sequência, o secretário de Administração do TRE-PR, Iuri Camargo Kisovec, reforçou que a obra trouxe diversas melhorias, como a ampliação do espaço de locomoção do público, que vai beneficiar principalmente pessoas cadeirantes. “Fizemos as alterações com base em uma assessoria para acessibilidade e de acordo com normas relativas ao tema [...]. Espero que o pessoal goste e se sinta bem acolhido aqui”, concluiu.

A reforma no auditório, iniciada no final de 2025, instalou banheiro acessível, rampas para o palco e piso podotátil no local. Também houve a troca de carpete, a instalação de iluminação em led para demarcar circulação nos corredores e a reserva de assentos (cinco espaços para cadeira de rodas; três assentos para obesos; três assentos para gestantes; três assentos para pessoas com deficiência; e um assento para pessoa cega acompanhada de cão guia).

Fotografia de um grande grupo de pessoas, composto por aproximadamente 25 integrantes entre home...


Desembargador Clotário de Macedo Portugal Neto

Nascido no dia 24 de agosto de 1937, na capital paranaense, formou-se bacharel pela Faculdade de Direito de Curitiba, turma de 1962. Ingressou no serviço público em 1955, exercendo cargos de auxiliar judiciário no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) e no TRE-PR. Também advogou por 8 anos e ocupou vários cargos no Governo do Estado.

Ingressou na magistratura em 1970, atuando como juiz de direito em União da Vitória e juiz de direito substituto em Curitiba. Em 1988, foi promovido, por merecimento, ao cargo de juiz do Tribunal de Alçada e, em 1995, a desembargador do TJPR. No TRE-PR foi nomeado corregedor e vice-presidente em 2005 e, presidente em 2006. Aposentou-se em fevereiro de 2007 e faleceu em 19 de junho de 2018.

Fotografia de duas mulheres de pele clara posando em pé ao centro de um auditório. A mulher à es...

Homenagens

No evento, também ocorreu a entrega da Medalha do Mérito Eleitoral das Araucárias, maior homenagem concedida pela Justiça Eleitoral do Paraná, à influenciadora com síndrome de Down Pietra Silvestri, que, como embaixadora do TRE-PR, atuou na campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência como mesárias nas eleições, e ao Departamento Estadual de Arquivo Público (DEAP), que reúne documentação higienizada e acondicionada em caixas arquivo sobre a memória do Tribunal, com registros das eleições das décadas de 1940 a 1970.

Fotografia de um homem e uma mulher, ambos de pele clara, posando em pé ao centro de um auditóri...

A chefe do DEAP, Fabiane Bergmann, lembrou das ações realizadas pelo Departamento em parceria com o TRE-PR, como a exposição em celebração aos 80 anos da reinstalação do Tribunal e o Acordo de Cooperação Técnica n° 24/2025, com medidas para iniciar a digitalização dos arquivos. Ela também enalteceu todos os servidores que já atuaram e os que ainda atuam no DEAP: “O mérito de salvaguardar esses documentos é da instituição. Eu vou levar pra eles essa honraria, que é um merecimento de todos pelo trabalho conjunto”.

Em seguida, a atriz e influenciadora Pietra Silvestri agradeceu ao TRE-PR “por acreditar na acessibilidade e na inclusão”. “Ser embaixadora do TRE-PR foi muito especial para mim, mas o mais importante foi dar a oportunidade de cidadania para muitos eleitores que estavam esquecidos”. Ela ressaltou que as inscrições de pessoas com deficiência como mesários voluntários cresceram mais de 1.000% nas Eleições de 2024 em comparação ao pleito municipal de 2020. “Obrigada por confiarem em mim e acreditarem no meu trabalho”, concluiu.

Instituída pela Resolução n° 468/2005, a medalha é uma distinção honorífica, em grau de Comenda, entregue pelo TRE-PR com o propósito de incentivar o exercício da cidadania e a defesa da democracia. Formada por oito pinhões transversais na cor dourada, a Medalha contém, no centro, três pinheiros na cor verde. Trata-se de uma referência ao estado, uma vez que o tradicional pinheiro do Paraná (araucaria angustifolia) é um símbolo local, que representa as tradições e os vínculos dos paranaenses com a terra.

Novo Centro Ecumênico

Ao final da cerimônia, foi realizada a inauguração do novo Centro Ecumênico do TRE-PR, localizado ao lado do auditório. O espaço é destinado a todas pessoas, de todas as religiões, com o objetivo de ser um ponto de encontro, de diálogo, convivência, oração e união. O desembargador Luiz Osório Moraes Panza ressaltou, durante o evento, que o ambiente é multirreligioso.

Hemofilia

Na cerimônia, também houve a divulgação da Portaria n° 322/2025. A norma estabelece que, no âmbito da Justiça Eleitoral do Paraná, as pessoas com hemofilia terão preferência para votar nos dias de eleição e prioridade de atendimento ao comparecerem às Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) e aos Cartórios Eleitorais de todo o estado.



Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.