TRE-PR abre credenciamento de jornalistas para a primeira coletiva das Eleições 2026
Profissionais da imprensa podem se inscrever via formulário até o dia 5 de fevereiro para participar da apresentação da nova cúpula diretiva

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) disponibiliza, até o dia 5 de fevereiro, formulário on-line para o credenciamento de jornalistas e profissionais da imprensa interessados em participar da entrevista coletiva com a nova cúpula diretiva da Justiça Eleitoral do Paraná, formada pelo desembargador Luciano Carrasco Falavinha de Souza, como presidente, e pelo desembargador Fernando Antonio Prazeres, como vice-presidente e corregedor regional eleitoral.
O evento acontecerá no dia 6 de fevereiro, às 14h, na Sala de Sessões do TRE-PR, em Curitiba (Rua João Parolin, n° 224 - Prado Velho).
Na ocasião, serão abordados temas sobre as Eleições 2026, com base no conteúdo do Press Kit, disponível para download em PDF. O material apresenta as novidades da Justiça Eleitoral do Paraná, como as iniciativas de combate à disseminação de conteúdos enganosos, por meio de ações de educação midiática e do uso de uma ferramenta de inteligência artificial (IA) capaz de analisar conteúdos e identificar o que é verdade e o que é mentira.
O Press Kit reúne ainda estatísticas do eleitorado paranaense, as principais informações e datas do pleito, os canais de comunicação, além de campanhas voltadas à participação de mesários voluntários, ao final do prazo para emitir, regularizar e transferir o Título Eleitoral e à distribuição de “colinhas” como forma de incentivar que as pessoas levem anotados os números dos candidatos em que pretendem votar para agilizar o processo de votação.
Confira o press kit preparado para a entrevista coletiva.
Nova Cúpula Diretiva 2026-2027
Desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, presidente do TRE-PR: Natural da capital paranaense, formou-se em Direito na Faculdade de Direito de Curitiba, em 1997, e ingressou na magistratura em 1998. Entre 2006 e 2013, foi juiz de Direito da 10ª Vara Cível de Curitiba, com atuação nas Comarcas de Apucarana, Salto do Lontra, Faxinal, Goioerê, Foz do Iguaçu e Curitiba. Foi designado juiz-auxiliar da 1ª Vice-Presidência do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) no biênio 2005/2006, da Presidência no biênio 2013/2014 e da 2ª Vice-Presidência no biênio 2021/2022. Também foi desembargador substituto da 12ª Câmara Cível, onde permaneceu até 2021.
Atuou ainda como professor da Escola da Magistratura do Paraná (EMAP), nas sedes de Umuarama e Foz do Iguaçu. Foi promovido, por merecimento, a desembargador do TJPR em 21 de setembro de 2022. O magistradofoi presidente da 8ª Câmara Cível entre 2023 e 2025, e membro do Instituto de Direito de Família de 2009 a 2025. Há 14 anos participa da gestão da Associação de Assistência Médico Hospitalar dos Magistrados no Estado do Paraná (JUDICEMED), na qualidade de vice-presidente.
Na Justiça Eleitoral do Paraná, Luciano Carrasco Falavinha Souza foi eleito membro substituto da Corte Eleitoral em 2009 e membro efetivo em março de 2011. Também atuou como juiz eleitoral nos municípios de Faxinal e Goioerê e exerceu as funções de juiz auxiliar nas eleições de 2010. Entre julho de 2023 e julho de 2025, compôs a Corte do TRE-PR como desembargador substituto.
Também integrou diversas comissões de concurso para magistratura, o Comitê de Governança do TJPR como vice-presidente, ocupando atualmente o cargo de presidente, e é vice-presidente da Comissão de Custas do TJPR. Integra o Órgão Especial desde 2023.
É o mais novo entre todos os presidentes do TRE-PR e entre todos os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil.
Desembargador Fernando Antonio Prazeres, vice-presidente e corregedor do TRE-PR:Nascido em Itatiba-SP em 27 de junho de 1963. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), colou grau em janeiro de 1986. Foi defensor público de 1986 a 1987. Advogado do Banco Itaú, de 1988 a 1990. Magistrado desde 1990, tendo sido promovido ao cargo de desembargador em 2015. Foi diretor da Escola da Magistratura no biênio 2010/2011. Juiz auxiliar da Corregedoria (1999/2002) e da Presidência (2013/2015). Atualmente é titular da 1ª Câmara Criminal e do Conselho da Magistratura. É presidente da Comissão Regional de Soluções Fundiárias e membro da Comissão Nacional de Soluções Fundiárias do CNJ. É especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Milão e em Direito Público pela Escola da Magistratura do Paraná (EMAP). Foi professor de Processo Civil na PUC e na Escola da Magistratura.
Serviço
“Coletiva de imprensa de apresentação da cúpula diretiva 2026-2027”
Data: 6 de fevereiro
Horário: às 14h
Local: Sala de Sessões do TRE-PR
Endereço: Rua João Parolin, nº 224, Curitiba
Inscrições via formulário (de 29 de janeiro a 5 de fevereiro)
Exclusivo para jornalistas e profissionais da imprensa.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

