TRE-PR participa do seminário “Segurança, comunicação e desinformação” do TSE

Entre os dias 27 e 29, servidores da Justiça Eleitoral e de outras instituições públicas discutiram os desafios para as Eleições 2026

Fotografia que retrata um grupo de pessoas sentadas em um auditório com poltronas na cor vermelh...

Nesta semana, de terça (27) a quinta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou do seminário “Segurança, comunicação e desinformação”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Participaram do encontro a assessora-chefe da Assessoria Jurídica da Presidência, Rachel Diogenes Ramina Rezler; a secretária de Comunicação Social e Multimídia, Melissa Diniz Medroni; e o coordenador de Segurança, Inteligência Artificial e Governança de TI, Lucas Barke Bruzon.

A abertura do evento contou com a participação da presidente do TSE e membro do Superior Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Durante a cerimônia, a ministra destacou a integração das instituições públicas no planejamento e na execução das eleições, ressaltando a missão dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral de garantir uma eleição tranquila e segura: “É nosso dever garantir que a cidadã e o cidadão tenham a liberdade absoluta de escolher quem eles querem como representantes”.

Ela também abordou os desafios gerados pelas novas tecnologias. A presidente do TSE esclareceu que em si elas não são necessariamente ruins, mas, segundo ela, o mau uso e o abuso de suas ferramentas podem levar os eleitores a tomarem decisões com base em conteúdos manipulados ou falsos. A ministra ainda alertou que a disseminação de conteúdos falsos induz os cidadãos a duvidarem do processo eleitoral e da atuação do Poder Público. “A dúvida corrói as bases democráticas de um processo eleitoral que deve ser garantido de maneira íntegra e tranquila”, afirmou.

O diretor-geral da Polícia Federal reforçou a importância da integração das instituições e lembrou que é preciso diferenciar a liberdade de expressão, que é garantida pela Constituição, do cometimento de crimes e da desinformação. “A liberdade de expressão é um bem garantido em nossa Constituição, assim como é vedado o cometimento de crimes.” declarou. Andrei Rodrigues ainda destacou o trabalho realizado pela Polícia Federal em conjunto com o TSE no combate e na prevenção de infrações eleitorais e reforçou a importância da autonomia e independência das instituições. 

Primeiro dia

Após a abertura e a palestra com a presidente do TSE, o evento seguiu com o painel “Desafios da eleição de 2026: criminalidade, segurança e o mundo digital”, com a participação do diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal (DICOR/PF), Dennis Calli; do diretor de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (DCIBER/PF), Otavio Margonari Russo; do assessor-Chefe da Assessoria de Segurança da Informação do TSE, Venícius Gleson Dantas da Silva; do chefe da Seção de Defesa Cibernética do TSE, Marcelo Carneiro; e da secretária de Polícia Judicial do TSE, Kátia Grande.

Durante a tarde, a secretária de Comunicação Social do TSE, Taciana Giesel Cuadros, e a coordenadora de Midias e Web do TSE, Rakell Cabral Dimanski, apresentaram o painel “Estratégias de Comunicação Social em tempos de desinformação”. A oficina sobre discriminação, crime e desinformação no processo eleitoral, apresentada pela juíza do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, doutora Andremara dos Santos, encerrou a programação do primeiro dia.

Quarta-feira (28) 

A programação teve início com o painel “Atuação da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE” e a realização de uma oficina do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), com a assessora especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Tatiane da Costa Almeida. Às 11h15, o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, apresentou o painel “Desmistificando o voto eletrônico”

Durante a tarde, com a apresentação da secretária de Polícia Judicial do TSE, Kátia Grande, aconteceu o painel “O papel da segurança institucional nas eleições”, que divulgou o planejamento para as eleições de 2026. Na sequência, a secretária de Polícia Judicial do TSE, Kátia Grande, e o coordenador de Inteligência do TSE, Adriano Teles, conduziram oficinas de planejamento.

Ainda na tarde desta quarta-feira, as unidades de Comunicação dos regionais participaram de reunião para alinhamento das estratégias voltadas a campanhas e ações de combate à disseminação de conteúdos enganosos. 

Quinta-feira (29)

Nesta quinta-feira, foi realizado o painel “Polícia Federal: segurança pública, criminalidade e eleições”, seguido do encerramento oficial do evento.




Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Instagram e no TikTok 

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido

Política de privacidade

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná utiliza cookies, armazenados apenas em caráter temporário, para geração de informações estatísticas de visitação no seu portal institucional e aperfeiçoamento da experiência do usuário na utilização de serviços online, conforme nossa Política de Privacidade . Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o tratamento de dados.

Gerenciar preferências

Gerenciar preferências

Usamos cookies para melhorar sua experiência, personalizar conteúdos e analisar o tráfego. Você pode gerenciar suas preferências abaixo e escolher quais categorias deseja permitir. Sua privacidade é importante para nós.