TRE-PR participa do seminário “Segurança, comunicação e desinformação” do TSE
Entre os dias 27 e 29, servidores da Justiça Eleitoral e de outras instituições públicas discutiram os desafios para as Eleições 2026

Nesta semana, de terça (27) a quinta-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) participou do seminário “Segurança, comunicação e desinformação”, promovido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília. Participaram do encontro a assessora-chefe da Assessoria Jurídica da Presidência, Rachel Diogenes Ramina Rezler; a secretária de Comunicação Social e Multimídia, Melissa Diniz Medroni; e o coordenador de Segurança, Inteligência Artificial e Governança de TI, Lucas Barke Bruzon.
A abertura do evento contou com a participação da presidente do TSE e membro do Superior Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, e do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Durante a cerimônia, a ministra destacou a integração das instituições públicas no planejamento e na execução das eleições, ressaltando a missão dos servidores e colaboradores da Justiça Eleitoral de garantir uma eleição tranquila e segura: “É nosso dever garantir que a cidadã e o cidadão tenham a liberdade absoluta de escolher quem eles querem como representantes”.
Ela também abordou os desafios gerados pelas novas tecnologias. A presidente do TSE esclareceu que em si elas não são necessariamente ruins, mas, segundo ela, o mau uso e o abuso de suas ferramentas podem levar os eleitores a tomarem decisões com base em conteúdos manipulados ou falsos. A ministra ainda alertou que a disseminação de conteúdos falsos induz os cidadãos a duvidarem do processo eleitoral e da atuação do Poder Público. “A dúvida corrói as bases democráticas de um processo eleitoral que deve ser garantido de maneira íntegra e tranquila”, afirmou.
O diretor-geral da Polícia Federal reforçou a importância da integração das instituições e lembrou que é preciso diferenciar a liberdade de expressão, que é garantida pela Constituição, do cometimento de crimes e da desinformação. “A liberdade de expressão é um bem garantido em nossa Constituição, assim como é vedado o cometimento de crimes.” declarou. Andrei Rodrigues ainda destacou o trabalho realizado pela Polícia Federal em conjunto com o TSE no combate e na prevenção de infrações eleitorais e reforçou a importância da autonomia e independência das instituições.
Primeiro dia
Após a abertura e a palestra com a presidente do TSE, o evento seguiu com o painel “Desafios da eleição de 2026: criminalidade, segurança e o mundo digital”, com a participação do diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado e à Corrupção da Polícia Federal (DICOR/PF), Dennis Calli; do diretor de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (DCIBER/PF), Otavio Margonari Russo; do assessor-Chefe da Assessoria de Segurança da Informação do TSE, Venícius Gleson Dantas da Silva; do chefe da Seção de Defesa Cibernética do TSE, Marcelo Carneiro; e da secretária de Polícia Judicial do TSE, Kátia Grande.
Durante a tarde, a secretária de Comunicação Social do TSE, Taciana Giesel Cuadros, e a coordenadora de Midias e Web do TSE, Rakell Cabral Dimanski, apresentaram o painel “Estratégias de Comunicação Social em tempos de desinformação”. A oficina sobre discriminação, crime e desinformação no processo eleitoral, apresentada pela juíza do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, doutora Andremara dos Santos, encerrou a programação do primeiro dia.
Quarta-feira (28)
A programação teve início com o painel “Atuação da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE” e a realização de uma oficina do Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (SIADE), com a assessora especial de Enfrentamento à Desinformação do TSE, Tatiane da Costa Almeida. Às 11h15, o coordenador de Tecnologia Eleitoral do TSE, Rafael Azevedo, apresentou o painel “Desmistificando o voto eletrônico”
Durante a tarde, com a apresentação da secretária de Polícia Judicial do TSE, Kátia Grande, aconteceu o painel “O papel da segurança institucional nas eleições”, que divulgou o planejamento para as eleições de 2026. Na sequência, a secretária de Polícia Judicial do TSE, Kátia Grande, e o coordenador de Inteligência do TSE, Adriano Teles, conduziram oficinas de planejamento.
Ainda na tarde desta quarta-feira, as unidades de Comunicação dos regionais participaram de reunião para alinhamento das estratégias voltadas a campanhas e ações de combate à disseminação de conteúdos enganosos.
Quinta-feira (29)
Nesta quinta-feira, foi realizado o painel “Polícia Federal: segurança pública, criminalidade e eleições”, seguido do encerramento oficial do evento.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

