Valcir Mombach toma posse como novo diretor-geral do TRE-PR
Servidor compõe a nova cúpula diretiva, que estará à frente do Tribunal durante as Eleições Gerais de 2026

Na tarde desta terça-feira (3), foi realizada a solenidade de posse do servidor Valcir Mombach como diretor-geral da gestão 2026-2027 do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), sob a Presidência do desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza e vice-presidência do desembargador Fernando Antonio Prazeres. Na ocasião, a servidora Solange Maria Vieira foi empossada como secretária de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação.
A nova gestão do TRE-PR conduzirá o processo eleitoral nas Eleições Gerais de 2026, que serão realizadas no dia 4 de outubro, em primeiro turno, e no dia 25 de outubro, se houver segundo turno. No pleito deste ano, o eleitorado escolherá seis representantes, na seguinte ordem de votação: deputado federal, deputado estadual, senador (1ª vaga), senador (2ª vaga), governador e Presidente.
Na ocasião, o desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza ressaltou que sua gestão terá como prioridade a realização do pleito: “Focaremos no treinamento dos funcionários para agilizar a votação, diminuir as filas de eleitores que desejam fazer o Título e agilizar a tramitação dos processos”.
O desembargador Fernando Antonio Prazeres ressaltou que a cúpula diretiva também se preocupará em garantir a credibilidade do TRE-PR perante a sociedade. “Serão dois anos de uma excelente gestão, com o desembargador Carrasco à frente da instituição, comigo auxiliando no que for possível e com a colaboração dos servidores”, enfatizou.
Em seguida, Valcir Mombach lembrou a colaboração dos servidores com o seu trabalho ao longo dos 36 anos em que atua na instituição. “Como disse o presidente Luciano Carrasco Falavinha Souza, queremos fazer a melhor eleição que pudermos fazer, sempre pensando no objetivo maior, que é o Tribunal”, declarou.
Trajetória
Natural de Vitorino (PR), Valcir Mombach formou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em 1988. É pós-graduado em Direito Contemporâneo e suas Instituições Fundamentais pelo Instituto Brasileiro de Estudos Jurídicos (IBEJ), em 1995, e pós-graduado - MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), em 2009. Participou de diversos cursos como Licitações e Contratos, Gestão Administrativa, Direito Eleitoral e capacitações do Tribunal de Contas da União (TCU).
Antes de tomar posse, por meio de concurso, no TRE-PR, em fevereiro de 1990, trabalhou como advogado, técnico em contabilidade e bancário. Na Justiça Eleitoral, exerceu diversos cargos, como diretor-geral, no período de fevereiro de 2019 a junho de 2023; secretário de Orçamento, Finanças e Contabilidade; secretário de Gestão Estratégica; secretário de Planejamento e Logística de Eleições e de Inovação; assessor Jurídico da Direção-Geral e chefe de outras seções administrativas.
Foi responsável, como gestor e presidente da Comissão de Obras, pela construção do prédio da atual sede do TRE-PR, dos 154 Fóruns Eleitorais e da Usina Fotovoltaica de 2MW, com 6,2 mil placas instaladas.

Reunião
Nesta terça-feira (3), o presidente e o vice-presidente da nova gestão do TRE-PR conduziram uma reunião com o diretor-geral e os secretários da instituição para apresentação das diretrizes de trabalho.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

