Justiça Eleitoral do Paraná realiza 23 mil atendimentos on-line
Números foram registrados pelo serviço Título Net no período de 20 de abril a 04 de maio. Prazo para regularizar a situação encerra-se nesta quarta-feira (06)

De 20 de abril a 04 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) registrou mais de 23 mil solicitações pelo Titulo Net, serviço para realização on-line de transferência, emissão da primeira via do título e regularização da situação eleitoral, dispensada a coleta de digitais. O atendimento pela internet, que vale até a próxima quarta-feira (6 de maio), data a partir da qual nenhuma alteração pode ser feita no cadastro eleitoral, faz parte do conjunto de providências da Justiça Eleitoral para evitar filas e aglomerações diante da pandemia do Covid-19.
CLIQUE AQUI PARA DAR ENTRADA NO SEU REQUERIMENTO
Assista a um vídeo explicativo com orientações
Em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral registrou quase 420 mil requerimentos de eleitores por serviços remotos desde o início de abril. Apenas nos últimos 15 dias, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizou mais de dois milhões de acessos únicos ao Título Net.
Multa
Antes de solicitar o atendimento, o eleitor deve verificar se possui débito com a Justiça Eleitoral. Caso possua, precisa emitir o boleto e efetuar o pagamento no Banco do Brasil. Os eleitores que tiverem dificuldade no pagamento da guia (GRU) no Banco do Brasil ou não possuírem condições financeiras podem solicitar, no campo “observações”, a dispensa do pagamento de multa eleitoral, quando houver. O pedido será avaliado pelo juiz eleitoral.
Clique aqui para consulta de débitos
Estão passíveis de multa os eleitores que não votaram em uma eleição sem apresentar justificativa eleitoral, sendo cada turno um pleito específico; que se ausentaram dos trabalhos eleitorais; e que realizaram o alistamento eleitoral fora do prazo legal, previsto no artigo 8º do Código Eleitoral.
Eleitor sem cadastro biométrico
Vale destacar que, em razão do contexto de crise, o TSE suspendeu temporariamente o cancelamento de títulos de cerca de 2,5 milhões de eleitores que não compareceram ao cadastro biométrico obrigatório previsto no em 2019. No Paraná, cerca de 150 mil eleitores encontram-se nesta situação. Com isso, esse eleitorado estará apto a votar normalmente nas eleições deste ano.
E-Título
Diante da impossibilidade de impressão do título de eleitor pela internet, recomenda-se o download em smartphones e tablets, nas plataformas iOS ou Android, do aplicativo E-Título, a via digital do título do eleitor. A visualização dos dados atualizados pode variar conforme o prazo de processamento dos sistemas eleitorais.
Texto: Melissa Diniz Medroni
Arte: Simone Hembecker
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, no Instagram e no Spotify
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

