TSE publica cartilha para divulgar os projetos de acessibilidade feitos pela Justiça Eleitoral do Brasil

A cartilha “Acessibilidade na Justiça Eleitoral” reúne os dados dos relatórios enviados ao TSE por 16 TREs sobre as iniciativas desenvolvidas em 2019

Banner branco com duas faixas horizontais azuis, uma na margem superior e outra na margem inferi...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou em seu portal a publicação “Acessibilidade na Justiça Eleitoral - Ano-base 2019”, produzida pela Secretaria de Modernização, Gestão Estratégica e Socioambiental (SMG), por meio da Seção de Gestão Socioambiental (Segesa/Cogeso/SMG) e da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI/TSE), que tem o papel de informar as diversas ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral em todo o país para a promoção efetiva da acessibilidade dos cidadãos para o exercício do voto. 

O documento mostra um balanço das principais ações realizadas em 2019 pelo TSE e pelos 16 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) que encaminharam relatórios de ações relacionadas ao Programa de Acessibilidade da Justiça Eleitoral, conforme consta na Resolução TSE n° 23.381/2012.

O documento destaca vários mecanismos de acessibilidade que a JE fornece ao eleitorado, como acesso ao local de votação e atendimento prioritário a pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas com crianças de colo. Além disso, a publicação apresenta as iniciativas do TSE no sentido de facilitar e ampliar os serviços eleitorais de forma virtual.

Confira a cartilha completa

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atua na área da acessibilidade por meio da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão (CPAI), presidida pelo doutor Rogério de Assis e criada em setembro de 2019. A Comissão tem como objetivo a adequação das atividades para promover igualdade e adotar medidas para eliminar barreiras e garantir à pessoa com deficiência as adaptações necessárias para assegurar acessibilidade plena, sem qualquer forma de discriminação.

De acordo com o servidor Marcio Carvalho Jardim, da Assistência de Acessibilidade e Inclusão, o TRE-PR possui tanto a CPAI quanto a Assistência, ambas ligadas à presidência do Tribunal. “A CPAI cria propostas de acessibilidade para a Justiça Eleitoral do Paraná e a Assistência de Acessibilidade e Inclusão executa os projetos”, explica.

Dentre alguns trabalhos realizados pela Comissão e pela Assistência estão, a implementação de um curso de Libras para servidores e estagiários; o projeto Coordenador de Acessibilidade, realizado durante as Eleições 2020, que contou com o trabalho de 4 mil colaboradores que orientaram e auxiliaram as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; e o uso da interpretação simultânea em Libras durante os julgamentos e sessões do TRE-PR.

Um dos projetos que devem ser realizados pela CPAI neste ano é a compra de cadeiras de rodas para todos os cartórios eleitorais do interior do estado.

Leia mais:

03.11.2020 - Transmissão das sessões da Corte do TRE-PR conta com interpretação simultânea em Libras

14.10.2020 - Eleições 2020 terão novos recursos de acessibilidade no Paraná

22.09.2020 - Série Inclusão: tecnologia vai ampliar acesso das pessoas com deficiência nas Eleições 2020

Texto: Laura Carlotto Borro
Imagem: TSE
Revisão: Beatriz Tedesco
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR

Siga-nos no TwitterInstagramSoundCloud e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido