Contagem regressiva para as eleições gerais de 2022
Faltam exatamente 365 dias para as próximas eleições, que ocorrerão no dia 02 de outubro do ano que vem

As eleições brasileiras acontecem sempre nos anos pares, com o primeiro turno sendo realizado no primeiro domingo de outubro e o segundo, se for o caso, no último domingo do mesmo mês. Portanto, em 2022, essas datas cairão nos dias 02 e 30 de outubro, respectivamente. Com isso, estamos exatamente a um ano da realização do pleito que terá cinco cargos em disputa: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente.
O Congresso Nacional promulgou na última terça-feira, 28 de setembro, algumas mudanças que já valerão para as Eleições de 2022. Entre elas se destacam: a contagem em dobro, até 2030, dos votos dados a mulheres, negro(a)s e de candidato(a)s de origem indígena, para o cálculo de distribuição aos partidos dos fundos partidário e eleitoral; e uma nova regra de fidelidade partidária, que permite ao eleito(a) não perder o mandato, desde que a legenda concorde com sua saída.
Outra mudança diz respeito à data de posse dos eleito(a)s para o Executivo. Hoje, a posse ocorre no dia 1º de janeiro do ano seguinte ao da eleição. A partir de 2025, a data será dia 6 de janeiro para prefeito(a)s; e a partir de 2027, no dia 5 de janeiro para presidente e no dia 6 de janeiro para governadore(a)s. Ao longo dos próximos meses, a Justiça Eleitoral trará sempre informações ao eleitorado sobre os principais prazos do calendário das Eleições de 2022.
Texto: Marden Machado
Revisão: Melissa Medroni e Beatriz Tedesco
Imagem: Tribunal Superior Eleitoral
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

