Justiça Eleitoral do Paraná dá prosseguimento ao curso “Mulheres na Política”
O ciclo de palestras, inteiramente gratuito e on-line, tem por objetivo capacitar mulheres que queiram participar da vida política do país

A Justiça Eleitoral paranaense, por meio da Comissão Mulheres na Política e da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), prossegue com a segunda edição do curso de capacitação on-line e gratuito “Mulheres na Política: Construindo Candidaturas 2022”, que teve início no dia 05 de outubro. Ao longo do mês, estão sendo realizados dois encontros semanais, às terças e quintas, das 19h às 22h15, por meio da plataforma Zoom, totalizando 24 horas-aula com fornecimento de certificado para quem cumprir 75% da carga horária.
No terceiro dia (14/10), o servidor Paulo Sergio Esteves, coordenador de Contas Eleitorais e Informações Partidárias do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), falou sobre “Prestação de Contas” e foi seguido por Denise Goulart Schlickmann, diretora da Secretaria de Controle Interno e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), que tratou de “Orçamento e Financiamento de Campanha”.
No quarto dia (19/10), Roney Oliveira, servidor da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PR, discorreu sobre a “Segurança da Urna e Auditoria do Voto Eletrônico”. Logo depois, a professora Sirley Machado Maciel falou sobre “Oratória e Assertividade nas Campanhas Eleitorais”.
Já no quinto dia (21/10), a professora Luciana Panke, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), proferiu uma aula especial sobre “Comunicação Política e Campanhas Femininas”. E o sexto dia excepcionalmente ocorreu no sábado (23/10), em compensação à aula do dia 12/10, que não houve por conta do feriado, e contou com a apresentação da diretora da Secretaria Judiciária do TRE-PR, a servidora Daniele Morgado Maemura, que foi seguida por Poliana Pereira dos Santos, assessora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que falou sobre “Diversidade na Política”.
Pacto Global
Esta é a segunda edição do ciclo de palestras, que ocorreu pela primeira vez em outubro de 2019. A iniciativa compõe os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Em especial, atende às metas estabelecidas pelo Objetivo 5, que visa alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas. Também atende a Meta 9 do Poder Judiciário, que estimula ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos ODS da Agenda 2030.
Texto: Marden Machado
Revisão: Beatriz Tedesco Prado
Imagem: Marden Machado
Tratamento de imagem: Natália Elena de Sousa
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

