Desembargador Eduardo Cambi toma posse como membro substituto da Corte do TRE-PR
Solenidade foi realizada nesta quarta-feira (17), durante sessão de julgamento, na sala de sessões do Tribunal

Nesta quarta-feira (17), durante sessão de julgamento transmitida ao vivo pelo YouTube, o desembargador Eduardo Augusto Salomão Cambi tomou posse como membro substituto da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), em razão do término do mandato do desembargador Marcel Guimarães Rotoli de Macedo. O magistrado empossado atuará no cargo no biênio 2026/2027.
Na ocasião, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, que acompanhou a sessão de forma on-line, destacou a qualificação técnica e jurídica do novo membro da Corte: “Qualquer pessoa que for fazer uma pesquisa de artigos e livros vai se deparar com a doutrina exposta pelo nosso eminente empossando”, declarou.
O vice-presidente e corregedor do TRE-PR, desembargador Luiz Osório Moraes Panza, também enalteceu a qualidade do empossado: “A votação que vossa excelência recebeu no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) na última eleição foi uma ratificação de uma maioria esmagadora dos nossos colegas quanto a sua expertise, vindo colaborar com essa justiça especializada”.
Em seu discurso, o desembargador Eduardo Cambi lembrou que seu pai, o desembargador Accácio Cambi, foi juiz-membro da Corte do TRE-PR na década de 1980: “É muito bom trazer comigo os ensinamentos de um magistrado que vai completar 90 anos agora no começo do ano que vem e é uma referência para mim e para a magistratura paranaense”.
“Felizmente vivemos em uma época de democracia e somos responsáveis por manter o estado democrático de direito”, declarou o desembargador. Ele ressaltou uma citação da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, segundo a qual a primeira vítima de qualquer ditadura é a Constituição Federal. “Contem comigo na defesa da democracia, dos direitos fundamentais e da cidadania”, enfatizou.
Presenças
Também estiveram presentes a juíza-membro da Corte do TRE-PR, desembargadora federal Claudia Cristina Cristofani; os juízes-membros da Corte do TRE-PR, desembargadores eleitorais José Rodrigo Sade e Osvaldo Canela Junior, a desembargadora eleitoral Vanessa Jamus Marchi e a desembargadora eleitoral substituta Tatiane de Cássia Viese; o procurador regional eleitoral, doutor Marcelo Godoy; o desembargador Accácio Cambi; a diretora-geral do Tribunal, Solange Maria Vieira; a diretora de Comissões da OAB-PR, doutora Emma Roberta Palú Bueno; e o advogado Guilherme Gonçalves, do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade).
Currículo
Eduardo Augusto Salomão Cambi ingressou no Ministério Público do Paraná em 2004, com passagens pelas comarcas de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Piraquara, Pinhais, São José dos Pinhais, Umuarama, Prudentópolis, Dois Vizinhos e Castro. Em Curitiba, atuou na Assessoria de Gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça e na Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos.
Também foi membro auxiliar do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e assessor especial do Ministério da Justiça e Segurança Pública nas discussões relacionadas à Reforma do Judiciário. Em 2021, assumiu a Presidência do Colégio de Diretores das Escolas dos Ministérios Públicos do Brasil (Cdemp) e, em 2022, tomou posse como desembargador do TJPR. É pesquisador atuante em temas como sistema de justiça, direitos e garantias fundamentais, família e perspectivas de gênero.
Com informações do TJPR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

