Agudos do Sul (PR) escolhe novo prefeito em eleição fiscalizada pelo TCU
Votação foi acompanhada por auditores e pelo presidente do TRE-PR, desembargador Coimbra de Moura

Neste domingo (03), aconteceu, das 7h às 17h, a eleição suplementar para Prefeitura e Vice-Prefeitura do município de Agudos do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Compareceram cerca de 6 mil pessoas nos nove locais de votação das 19 seções eleitorais.
Todos os procedimentos até a divulgação do resultado foram acompanhados por auditores do Tribunal de Contas da União (TCU). Dois auditores vieram de Brasília e dois de Curitiba para fiscalizar os trabalhos na 144ª Zona Eleitoral de Fazenda Rio Grande, responsável pela jurisdição.
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, também visitou locais de votação. Junto dele estiveram o diretor-geral, Dr. Valcir Mombach, e o secretário da Presidência do Tribunal, Dr. Josmar Ambrus.
“A eleição transcorreu com tranquilidade; o povo fez uma grande festa democrática acompanhada em todos os detalhes pelos auditores do Tribunal de Contas da União. A nossa missão de servir com transparência foi cumprida”, disse o presidente da Justiça Eleitoral do Paraná, Coimbra de Moura. Nenhuma urna teve que ser substituída.
Chapa vencedora
Concorreram Diego Teixeira para prefeito e Katya da Saúde para vice-prefeita pela coligação MDB/PT (Agudos Feliz de Novo) e Jesse Zoellner para prefeito e Antonio Ferreira para vice-prefeito pela coligação PSD/PP/PODE/PSB/PROS (Agudos do Sul na Direção do Progresso).
A chapa vencedora foi a de Jesse Zoellner para prefeito e Antonio Ferreira para vice com 3.117 votos válidos (52,56 %). O novo prefeito fica no cargo até 31 de dezembro de 2024.
Entenda o caso
A candidata eleita para a prefeitura de Agudos do Sul, Luciane Maria Teixeira, teve o registro da candidatura negado em 1º grau. A decisão foi mantida pela Corte do TRE-PR e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceram a sua inelegibilidade. A candidata não foi diplomada, assumindo o cargo o presidente da Câmara Municipal.
O TRE-PR definiu a data da eleição suplementar em Agudos do Sul na Resolução nº 886/2022.
O eleitorado dos municípios de Garibaldi (RS) e Japaraíba (MG) também compareceu às urnas neste domingo.
Texto: Melissa Medroni
Revisão: Carla Tortato
Fotos: Everton Bahl Grabski e Marden Machado
Coordenação: Rubiane Barros Barbosa Kreuz
CCS/TRE-PR
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube







