EJE-PR participa de encontro de sessão plenária simulada na Câmara Municipal de Curitiba

Iniciativa faz parte do projeto Parlamento Jovem

Fotografia de diversos estudantes, entre meninas e meninos, uniformizados posando para foto junt...

No dia 24 de novembro, aconteceu na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) a sessão plenária simulada das vereadoras e vereadores mirins eleitos pelo Parlamento Jovem, projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) em parceria com as Escolas e Câmaras Municipais.

Das 34 vereadoras e vereadores mirins presentes, 17 participaram de proposta de atividade da Câmara e simularam uma ordem do dia. A atividade foi conduzida pelo diretor, Carlos Barbosa; pela diretora do Departamento de Processo Legislativo (Deprole), Izabela Marchirorato; e acompanhada pelos vereadores Professor Euler (MDB), 3º secretário da CMC; Amália Tortato (Novo) e Marcelo Fachinello (PSC).

Cinco das oito escolas inscritas foram representadas por diretoras(es) e professoras(es): Antonio Ramires (Colégio Arlindo Carvalho de Amorim); Jaqueline Spel Quincas (Colégio Gottlieb Mueller); Luiz Henrique Vieira e Ana Maria Sassala (Colégio Sebastião Saporski); Micael Lacerda e Jaqueline Fenazza (Colégio Getúlio Vargas); e Sandro Francisco Mira Jr. e Leandro Gobbi (Colégio Beatriz Ansay).

Ainda acompanharam a sessão simulada, as servidoras Daniele Artigas e Melissa Formighieri de Souza, o colaborador Jacson Lucas Simões e a colaboradora Nathaly Oaska, da Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI) do TRE-PR.

Em parceria com as escolas e Câmaras Municipais, o projeto Parlamento Jovem, de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), possibilita a vivência da vida política através de eleição simulada, realização de campanhas e mandato eletivo. Dessa forma, os jovens são estimulados a exercer a vida política e os valores de cidadania e democracia.

Resultante de propostas fictícias, três leis municipais já foram debatidas e aprovadas pelo plenário da Câmara Municipal de Curitiba, sendo elas: a Lei n° 15.479/2019, com atividades focadas no ambiente escolar; a Lei n° 15.480/2019, que coincide com o Dia Mundial do Meio Ambiente; e a Lei n° 15.761/2020, que institui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Curitiba a Semana de Conscientização e Combate à Vulnerabilidade Social, conforme informações contidas no site da CMC

Texto e foto: Seção de Gestão de Programas Institucionais (SGPI)
Tratamento de imagem: Elivelton Martins

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido