Corregedor do TRE-PR visita auditoria na PUCPR
Eleitoras e eleitores foram convidados, depois de votar, a desbloquear urna auditada

O vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Fernando Wolff Bodziak, visitou a auditoria que aconteceu neste domingo na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no Teste de Integridade do Projeto-piloto com Biometria.
“Iniciativas como essa, além de conferirem transparência, transmitem segurança para que a população saiba que a Justiça Eleitoral é composta e integrada por profissionais comprometidos com a lisura das eleições”, destacou o desembargador Bodziak.
As eleitoras e eleitores das duas seções auditadas (Seção 470 e Seção 708) foram convidados, depois de votar, a desbloquear com a sua biometria uma urna eletrônica idêntica à da sua seção de origem, em outra sala.
Votos lançados em cédulas de papel foram então digitados por servidoras e servidores do Poder Judiciário e Ministério Público na urna liberada. No final, foi feita uma comparação entre o que foi computado e o que foi digitado na urna, atestando a segurança da captação e da contagem dos votos pela urna eletrônica.
O Teste de Integridade também aconteceu na Escola Judiciária Eleitoral (EJE), no edifício-sede do TRE-PR, com 25 urnas, em uma cerimônia totalmente transmitida pela internet, acompanhada pelas forças armadas, entidades fiscalizadoras e observadores internacionais.
Texto: Isabela Miranda
Revisão: Melissa Medroni
Imagem: TSE
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud, TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

