Tribunal Eleitoral Jovem traz estudantes ao TRE-PR
Projeto realizou a simulação do julgamento de um crime eleitoral, visando aproximar os estudantes do funcionamento da Justiça Eleitoral

Na manhã desta segunda (17), ocorreu, no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), a segunda etapa do Tribunal Eleitoral Jovem, projeto que consiste na realização de uma simulação de julgamento de um caso da Justiça Eleitoral. Os participantes foram estudantes do Colégio Estadual Cívico Militar Beatriz Faria Ansay.
O presidente do TRE-PR, desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, destacou que o projeto pode inspirar estudantes para uma futura carreira jurídica.”A experiência do Tribunal Eleitoral Jovem ultrapassa a conscientização dos estudantes para o exercício dos direitos políticos, pois desperta as vocações para uma futura carreira jurídica”.

O projeto foi dividido em duas etapas: a primeira foi realizada na escola, e, nela, foram apresentadas aos estudantes a organização, estrutura e funcionamento do Poder Judiciário, mais especificamente da Justiça Eleitoral. Logo após, foi apresentado o caso a ser julgado, e o professor responsável pelo projeto da parte da escola preparou os estudantes, levando-os a compreender o caso e refletir sobre ele.
A segunda etapa aconteceu no TRE, onde foi realizada a simulação do julgamento de um crime eleitoral. Os alunos ocuparam os lugares dos membros da Corte, e julgaram o crime. Ao final da sessão, decidiram se os réus foram absolvidos ou condenados. Em caso de empate, o aluno responsável por presidir a sessão teria que dar o voto de minerva.
A responsável por presidir a corte foi a estudante Rayana Lintzmaia, que ocupou um papel importantíssimo na execução do projeto: além de atuar como presidente do julgamento, ela organizou internamente e liderou os ensaios dos alunos para a simulação.
Após o término da simulação, o doutor Thiago Paiva dos Santos, membro da corte e diretor executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), recebeu estudantes em seu gabinete, que tiraram dúvidas sobre a carreira de juiz e o processo para chegar até o Tribunal. É mais uma iniciativa do TRE-PR buscando aproximar a Justiça Eleitoral do cidadão paranaense!
Texto: Luís Schuh Bocatios
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Bernardo Gonzalez
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram, SoundCloud,TikTok e LinkedIn
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

