Segundo dia de Enastic conta com palestras e workshops

Programação do evento continua nesta quarta-feira (23)

Fotografia do palco de um auditório, em que cinco homens de terno estão sentados ao redor de um ...

Nesta terça-feira (22), o segundo dia do 1° Encontro Nacional de Tecnologia e Inovação (Enastic) da Justiça Eleitoral contou com painéis, palestras e workshops sobre segurança digital, sustentabilidade e o futuro das eleições. O evento, realizado no edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), continua nesta quarta-feira (23).

Palestras e painéis 

O segundo dia de evento teve início no auditório do TRE-PR com o painel “A tecnologia e sustentação da Justiça Eleitoral”, que foi moderado pelo advogado e ativista de inovação Ademir Piccoli e ministrado pelos painelistas Daniel Wobeto, Gilmar José Fernandes de Deus, Michel Kovacs e Daniel Forlivesi.

O gerente de Soluções da AMM Tecnologia, Ayrton Filho, apresentou o painel “Solução GRC, Proteção de Dados e Privacidade para atendimento da Resolução CNJ n° 370/2021 - Processos internos e IGG TCU”. Na sequência, o secretário do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), George Maciel, abordou um case de inovação da instituição em que atua.

Na sequência, foi realizada a palestra “Eleições do Futuro”, ministrada pelo coordenador de Modernização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Celio Castro Wermelinger, e pelo professor da Universidade de São Paulo (USP), Wilson Vicente Ruggiero. Ainda pela manhã, Ricardo Freire de Oliveira Menezes apresentou o painel “Avaliação da maturidade digital como impulsionador das iniciativas de TI no setor público”.

A programação da tarde teve início com a palestra “Justiça Climática para Gerações Futuras e Crédito de Carbono nos Municípios”, conduzida pela presidente do Instituto Clima, Maria Tereza Uille Gomes, e pelo pesquisador e professor Carlos Sanquetta. Após, aconteceu o painel “Eleições 2024”, mediado por Gilmar José Fernandes de Deus e apresentado por Júlio Valente da Costa Júnior, Daniel Wobeto, George Maciel, Eduardo Gil Tivanello e José Cassimiro Júnior.

A palestra “Agilidade e segurança na transformação digital” foi ministrada pelo gerente de vendas da Red Hat, Sérgio da Cruz; e o painel “Serviços de segurança para proteção avançada de ambiente digitais”, pelo diretorde prática de segurança da Logicalis, Alexandre Murakami. Na sequência, foi realizada a apresentação “Blockchain, Criptomoedas e Smart Contracts no âmbito do Poder Judiciário” pelo juiz de Direito do TJPI doutor Thiago Aleluia Ferreira de Oliveira.

Fawzi Ali, executivo da ExaGrid, abordou a “Proteção contra Ransomware no repositório de backup: A última linha de defesa contra ataques cibernéticos” e Perácio Feliciano Ferreira, diretor de Relações Institucionais da Toccato, tratou da “Utilização da solução QlikSense no âmbito do Tribunal Eleitoral, um case de sucesso”. Encerrando a programação do segundo dia, foi a vez do painel “Janus - Automação Processual e Inteligência Artificial: Transformando a prestação jurisdicional no TRE-BA”, ministrado por André Cavalcante, Marcus Machado e Hercília Barros.

Workshops

Durante a manhã, simultaneamente às palestras no auditório, aconteceram dois workshops nas salas de treinamento do Tribunal: o “Ideias Estúpidas” e o “Oceano da Incerteza”. As capacitações foram ministradas pelo servidor público e professor Rodrigo Narcizo, que abordou os temas de inovação, gamificação, gestão de pessoas e gestão do conhecimento.

Confira a programação do terceiro dia do evento

Texto: Assistência de Jornalismo
Foto: Assistência de Audiovisual
Por: Assessoria de Imprensa
Publicado em: 22/08/2023 - 18:01

Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,Instagram, SoundCloud, Spotify,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido