Mais de 400 pessoas são atendidas pela Justiça Eleitoral na ação “Registre-se”

Na 1ª Semana Nacional do Registro Civil, TRE-PR realizou atendimentos para a população emitir e regularizar o título eleitoral

A fotografia mostra um grupo de três pessoas trabalhando e dois cidadãos em atendimento. É uma s...

O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) atendeu 437 cidadãs e cidadãos socialmente vulneráveis na 1ª Semana Nacional do Registro Civil - “Registre-se!”. A ação aconteceu nos dias 8 e 12 de maio e foram realizados 57 alistamentos, 114 revisões do título eleitoral, 115 transferências e cerca de 151 pessoas receberam atendimentos em busca de informações.

A iniciativa realizada pelo Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ-PR) e pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve como objetivo fornecer documentação civil básica gratuita para as pessoas em situação de rua, os povos originários, a população ribeirinha, os refugiados e a população em cumprimento de medidas de segurança, situação manicomial, carcerária e egressos do cárcere.

O TRE-PR apoiou o projeto e três guichês de atendimento foram disponibilizados na Fundação de Assistência Social (FAS) para as cidadãs e os cidadãos emitir e regularizar o título eleitoral. A emissão do título envolveu os serviços de alistamento eleitoral (1º título), a revisão, a transferência e certidão. Segundo a assessora da Presidência, Ana Carolina Betmann Lima, o maior contato foi com as pessoas em situação de rua. 

A Central de Atendimento ao Eleitor da Capital (CAE-010) foi a responsável pelo atendimento ao público durante a ação. A colaboradora Bianca Serotiuk Ramos conta que o projeto foi uma experiência inesquecível e incrível: “tentamos ao máximo atender todos da melhor forma possível, fazendo com que se sentissem importantes para a sociedade novamente”.

Muitas pessoas relataram para a Bianca a importância dos documentos estarem em dia para conseguirem uma vida melhor e que o projeto havia dado um ‘empurrão’ para essa mudança de vida. “O número de atendimentos foi maior do que o esperado, o projeto em cinco dias gerou mais de 400 atendimentos, onde os mesmos vieram mais para recuperar o título perdido ou fazer a transferência de outro estado para Curitiba”, comenta a colaboradora.

A fotografia mostra várias tendas dispostas em um espaço aberto com árvores em volta. Há bastant...

A servidora da CAE-010 Zildaniz Furlaneto Gomes Rattmann relata que foi uma semana atípica. Os atendimentos foram realizados para a população em situação de rua, o que é bem diferente do que estão acostumados. “A gente percebia que eram pessoas bastante carentes, carentes de conversar, de ser ouvido e de atenção. A gente demorava um pouquinho mais de tempo com cada um deles porque eles queriam se sentir importantes, vivos, acho que a gente levou um pouquinho de dignidade para eles”, conta Zildaniz. 

A servidora expôs o quanto foi difícil, principalmente ao ver a situação de vida daquelas pessoas. “Mas a gente deu o melhor, eu, o Guilherme e a Bianca no atendimento, a Ana e a Jaqueline recebendo as pessoas, coletando a documentação. Todos nós demos o nosso melhor, a gente se preocupou com essa parte, dar atenção, isso fez com que eles se sentissem humanos”, afirma Zildaniz. 

O colaborador Guilherme Ramos da Silva também conta ter sido uma semana diferente, mas muito gratificante. “A gente aprendeu com a história deles, são muitas pessoas que estão ali não por livre espontânea vontade, mas sim porque aconteceu”.

“Sai totalmente do nosso dia a dia. Lá eles são carentes de atenção e são muitas histórias que a gente fica pensando assim, como a gente é privilegiado, foi uma semana pesada mas também com muito aprendizado”, complementa Guilherme.

No Paraná, o projeto foi realizado na FAS da Praça da Solidariedade, no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), em Curitiba. Ele reuniu e recebeu a participação de 13 órgãos no Estado do Paraná e de diversos programas de assistência social. Inclusive, a campanha “Registre-se!” aconteceu nas 26 capitais e no Distrito Federal.                                     

Semana Nacional do Registro Civil 

O projeto “Registre-se” foi criado para ampliar o acesso aos registros civis e pretende atingir a parcela da população vulnerável que não é atendida em ações assistenciais por causa da ausência de documentação básica. A partir da convocação prévia pela Corregedoria Nacional de Justiça, a iniciativa deve acontecer anualmente e é realizada sempre na segunda semana do mês de maio. 

Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Ana Carolina Betmann Lima
Tratamento de imagem: Elivelton Martins
Secretaria de Comunicação Social
SECOM/TRE-PR


Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere

Siga-nos no Twitter,InstagramSoundCloud,TikTok e LinkedIn

Curta nossa página oficial no Facebook

Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Ícone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido