No dia 21 de março acontece o seminário “Caminhos para a Igualdade Racial da Política"

Apresentado pela EJE-PR, o evento tem como objetivo debater o acesso à política cada vez mais inclusivo, independente da raça.

Imagem de divulgação do evento. O lado direito está na cor bege está escrito: Seminário Caminhos...

Na terça-feira (21), a Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR) apresenta o Seminário “Caminhos para a Igualdade Racial na Política”, com o objetivo de debater com a sociedade, em especial com os representantes de partidos políticos, a necessidade de tornar o acesso à política cada vez mais inclusivo, o que pressupõe o tratamento isonômico independentemente da raça.

O evento irá acontecer no auditório do edifício-sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), das 13h às 20h30. Para participar do seminário, basta se inscrever pelo link Seminário: Caminhos para a Igualdade Racial.

O evento visa discutir a questão da igualdade racial nos âmbitos político e eleitoral, portanto, conta com a participação de convidados que representam diversas instituições, como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a Ordem dos Advogados do Brasil - Paraná (OAB-PR), entidades ligadas à promoção da igualdade racial e servidores do TRE-PR, além de representantes políticos eleitos.

Para o Diretor Executivo da EJE, doutor Thiago Paiva dos Santos, “o Seminário é uma oportunidade de aprendizado à Justiça para incentivar a promoção da igualdade racial no âmbito da representação política, bem como, formar o público a respeito dos instrumentos jurídicos já disponíveis para que tenhamos mais igualdade racial nas eleições”.

Comissão organizadora

A composição da comissão, constituída por meio da Portaria n° 115/2023, é formada pelo diretor executivo da EJE-PR, doutor Thiago Paiva dos Santos, advogado e juiz titular do TRE-PR na vaga destinada aos juristas oriundos da advocacia; conselheira federal da OAB, doutora Silvana de Oliveira Niemczewski; conselheira Estadual da OAB-PR, doutora Andreia Cândida Vitor; conselheiro estadual da OAB-PR, doutor Andre Luiz Nunes da Silva; presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PR, doutor Cassio Prudente Vieira Leite; presidente da Consepir, doutor Saul Dorval da Silva e o presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PR, Wesley Neves Salmazo.

Programação do evento

Após a mesa de abertura, o Seminário contará com palestras sobre o “Dia Internacional da Eliminação da Discriminação Racial” e se “Há democracia em um Estado estruturalmente racista?”, com abordagens filosóficas e sociológicas.

Além disso, debates a respeito do “Uso do Fundo Partidário na promoção da igualdade racial”, e referentes às "Vivências da questão racial na perspectiva das mulheres", com depoimentos de cunho subjetivo, também serão discutidos no evento.

A palestra “Inovações legislativas e questões controversas” visa investigar a proposta de alternativas para as questões levantadas. “Autodeclaração de raça x heteroidentificação”, a Lei 14.532/23, que aumenta a pena para injúria racial, e as “Perspectivas e Propostas para a promoção da igualdade racial no âmbito partidário” também entram em pauta.

Exposições com perspectivas informativas sobre a atuação do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Consepir), miniconferências sobre os “Caminhos para a igualdade racial na política na perspectiva dos jovens” e “ A promoção da igualdade racial pautada em evidências" encerram a palestra.

Confira a programação completa no site da EJE: Caminhos para a Igualdade Racial na Política.

Texto: Luiza Sarubbi
Revisão: Rogério Carlos Born
Foto: Divulgação / EJE-PR
Tratamento de imagem: João M. R. Santana
Secretaria de Comunicação: Marden Machado
SECOM/TRE-PR

Não compartilhe boatos! Acesse oGralha Confere

Siga-nos noTwitter,Instagram,SoundCloud,TikTok eLinkedIn

Curta nossa página oficial noFacebook

Acompanhe nossas galerias de fotos noFlickr

Inscreva-se em nosso canal noYouTube

icone mapa

Edifício Sede
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902 - Tel: (41) 3330-8500

Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba (CAE)
Endereço: Rua João Parolin, 55 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-290 - Tel: 0800-640-8400 (Disque Eleitor)

Icone Protocolo Administrativo

Protocolo:
Endereço: Rua João Parolin, 224 - Prado Velho - Curitiba (PR)
CEP: 80.220-902
Tel/FAX: (41) 3330-8715/ (41) 3330-8327

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento:
Para dúvidas: Disque-Eleitor - 0800-640-8400
Sede e CAE: segunda à sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais: veja aqui o horário de cada Zona Eleitoral

Acesso rápido