Abertura da 2ª BIENEJE conta com roda de conversa, expositores e lançamento do “Atlas Eleitoral do Paraná”
Evento, que segue até esta sexta-feira (29), é gratuito e aberto ao público

Nesta quinta-feira (28), teve início a 2ª edição da Bienal da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (BIENEJE), que conta com diversas atividades gratuitas e abertas ao público. O evento segue até esta sexta-feira (29), com atrações na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE) de Curitiba e na Escola da Cidadania Política Desembargador Oto Luiz Sponholz, localizadas no Fórum Eleitoral da capital (Rua João Parolin, n° 55 - Prado Velho).
Durante a abertura do evento,o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, ressaltou que a BIENEJE representa um momento de homenagem à cultura, à história e à memória. “Temos diversos escritores aqui, consagrados e que estão começando, divulgando a sua obra, além do lançamento do ‘Atlas Eleitoral do Paraná’, que é uma riqueza. Eu quero parabenizar a todos os nossos parceiros”, declarou.

O juiz-membro da Corte do TRE-PR e diretor-executivo da EJE-PR, desembargador eleitoral Osvaldo Canela Junior, destacou que o evento marca os 70 anos da revista “Paraná Eleitoral”, voltada a estudos acadêmicos sobre o Direito Eleitoral, e o lançamento do “Atlas Eleitoral do Paraná”. Segundo o magistrado, o livro “permite analisar geograficamente o processo de escolha e a opção do eleitor”, trazendo benefícios para a população, por meio da transparência sobre os dados relativos às eleições no estado.

Lançamento
A programação do evento teve início com o lançamento da terceira edição do “Atlas Eleitoral do Paraná”, que abrange as eleições para governador no estado entre os anos de 1986 a 2022. A obra foi produzida pelo TRE-PR, em parceria com a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Araucária e o Grupo de Pesquisa Redes de Poder, Migrações e Dinâmicas Territoriais (GEPES – Unicentro).
No lançamento, o reitor da Unicentro, Fábio Hernandes, enfatizou a importância de o TRE-PR ter suas informações eleitorais atualizadas. “Este é o terceiro volume do atlas, em que se compilaram com muito cuidado e com muita maestria todos os dados das eleições [...] Essa obra vai até o ano de 2022, ano da última eleição [geral] realizada no estado”, esclareceu. Na sequência, o diretor-presidente do Ipardes, Jorge Augusto Callado Afonso, elogiou o trabalho realizado pela equipe que trabalhou no projeto. “É um privilégio participar de um processo tão importante, que está registrando a história da democracia no Paraná”, afirmou.
De acordo com o servidor da Seção de Gestão Documental, Memória Institucional e Biblioteca (SEGDMB) do TRE-PR, Daniel Galuch Junior, que participou do processo de elaboração da obra, as mudanças que ocorreram no estado a partir de 1975, como as migrações, impactaram nas eleições. “Esse atlas também carrega em suas páginas a tradução do voto dessas novas populações. O terceiro volume é um olhar, é uma explicação, desse processo evolutivo. A geografia, que possui a capacidade de traduzir a memória do voto, explica as mudanças que vivenciamos e que, de certa forma, persistem em nosso presente”, declarou.
A aluna pesquisadora no Grupo GEPES Larissa Aparecida Dionízio, que também participou da produção do livro, lembrou que o trabalho teve início com a assinatura dos Acordos de Cooperação Técnica n° 127/2019 e n° 11/2021, que resultaram nos dois primeiros volumes da obra. “O Acordo n° 15/2023, assinado na Unicentro, em Guarapuava, cumpre sua primeira etapa hoje, no momento da publicação deste atlas”, disse.
Acesse o volume 1 e 2 do “Atlas Eleitoral do Paraná”
Presenças
Estiveram presentes o desembargador Eliázer Antonio Medeiros, representando o Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região; o presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (Iprade), doutor Paulo Henrique Golambiuk; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; a representante da Ordem dos Advogados do Brasil- Seção Paraná (OAB-PR), doutora Emma Roberta Palú Bueno; a representante da Secretaria do Planejamento do Paraná, Camille Lima Cardoso; o advogado da União, doutor Vitor Pierantoni Campos; o representante do Instituto dos Advogados do Paraná (IAP), doutor Gustavo Swain Kfouri; a representante do Instituto Política por.de.para Mulheres, doutora Fernanda Sater; e o auditor fiscal da Receita Federal Francisco Horst Bignardi Reinhardt.

Inclusão
Durante o evento, o presidente Sigurd Roberto Bengtsson também divulgou a obra “Frequência de Onda”, do jovem com autismo Gabriel Henrique Santos Bernardo. “Eu produzi o livro para o meu TCC do curso de Design. Ele relata a história de um jovem adulto descobrindo que está no espectro autista”, explicou o autor. “Eu vim à BIENEJE para apresentar o meu trabalho para as pessoas e conversar com editoras”, contou.
Quinta-feira
Entre os expositores desta quinta-feira (28), estiveram o chefe de Cartório da 3ª Zona Eleitoral (ZE) de Curitiba, Rafael Pereira de Menezes, com o livro “Estado Trágico: Ensaios sobre Democracia, Constituição e Poder”; e a chefe de Cartório da 66ª ZE de Maringá, Patrícia Gasparro Sevilha, com a obra “Empresas e Eleições: A Responsabilidade Social e a Ética no Financiamento Eleitoral”.
A roda de conversa, da qual participaram a servidora e o servidor do TRE-PR, contou também com os autores Jhonatan dos Santos Dantas (“Desenvolvimento e Cidadania no Brasil: um desafio territorial”) e Alisson Silva Rosa (“Eleições de A a Z: Uma análise sistemática da legislação eleitoral”) e a autora Márcia da Silva (“Espaço Político: conflitos, resistências e resiliências - volume I e II”).
Ainda nesta quinta-feira, foi realizada a oficina “Estratégias no Enfrentamento da Desinformação Eleitoral e Fake News”, ministrada pelas professoras e professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Luciana Reusing, Ligia Penkal, Marcos Wachowicz e Oscar Cidri.
Sexta-feira
Nesta sexta-feira (29), as pessoas que se inscreveram previamente participam das oficinas “Design de Voz”, comandada pelo radialista e jornalista Jorge Cury Neto, às 14h30, e “Linguagem Simples”, apresentada pela secretária de Comunicação e Multimídia do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Melissa Diniz Medroni, a partir das 15h30.
Confira a programação completa desta sexta-feira:
🕒Horário |
📚 |
12h30 |
Roda de conversa com expositores |
12h45 |
“Prevenção de Litígios: obra coletiva” – Priscila de Quadros Cury |
13h |
“Gênero e Políticas: VI Encontro de Pesquisa por/de/sobre mulheres” – Instituto política por.de.para Mulheres |
13h15 |
“Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS), ano de publicação 2024” – Francisco José Gouveia de Castro |
13h30 |
“A reconfiguração do modelo representativo brasileiro originalmente fixado pela Constituição Federal de 1988 diante da atuação jurisdicional e a possível realização de um Estado de Partidos no Brasil” – Gustavo Swain Kfouri |
13h45 |
“Reflexões Impressas” – Guilherme Barcelos |
14h |
“Sociedades e Criptomoedas: Uma Abordagem do Movimento das Criptomoedas no Direito Empresarial” – Lara Helena Luiza Zambão |
14h30 |
Oficina “Design de Voz” – Jorge Cury Neto (autor do livro Eduque sua voz, inspire pessoas) |
15h30 |
Oficina “Linguagem Simples” – Melissa Medroni (secretária de Comunicação e Multimídia do TRE-PR) |
BIENEJE
A Bienal da EJE-PR tem como objetivo promover a cultura, a literatura, a educação e a cidadania no âmbito da Justiça Eleitoral. A primeira edição, realizada em 2023, reuniu dezenas de participantes e propôs o espaço como um ponto de encontro entre o universo literário e a promoção da democracia.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

