Vereadores-mirins de Itaperuçu tomam posse na Câmara Municipal
Cerimônia, realizada nesta quarta-feira (13), contou com a presença do presidente Sigurd Roberto Bengtsson

Nesta terça-feira (12), vereadoras e vereadores-mirins eleitos pelo projeto Parlamento Jovem na cidade de Itaperuçu tomaram posse na Câmara Municipal. O evento contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, e do presidente da Câmara Municipal de Itaperuçu, Ariel de Christo Paulo.
Durante a abertura da cerimônia, o presidente do TRE-PR falou sobre a importância do projeto para que os jovens compreendam o processo eleitoral, as suas regras e o papel da democracia na sociedade. “Esse projeto faz com que nossos jovens saibam o que é um processo eleitoral, a importância das eleições, da urna eletrônica e do respeito às regras eleitorais. Faz com que eles saibam da importância da democracia, levando essa ideia para as suas famílias e sua comunidade” explicou.
O presidente da Câmara Municipal de Itaperuçu, Ariel de Christo Paulo, destacou a contribuição do projeto para a formação das jovens e dos jovens interessados em seguir carreira política: “Esse programa contribui para que esses estudantes apresentem um pensamento e uma política diferenciada, preocupada com o bem comum da comunidade, da cidade, do estado e do país”.
A diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Luiz Maltaca, Juciane de Bonfim Santos, destacou as principais consequências do trabalho desenvolvido pelo TRE-PR, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED) e com as Câmaras Municipais: “O Parlamento Jovem, além de despertar o interesse de participar da política, também forma líderes dentro de uma comunidade”.
Presenças
Além do presidente do TRE-PR, do presidente da Câmara Municipal de Itaperuçu e da diretora do Colégio Estadual Cívico-Militar Vereador Luiz Maltaca, compareceram à cerimônia o secretário de Educação do município, Gérson Ceccon; a diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira; a secretária de Comunicação e Multimídia, Melissa Diniz Medroni; o coordenador-executivo da EJE-PR, Domicio Prates Ribeiro Filho; a chefe da Seção de Produção Científica, Ações Acadêmicas e Socioculturais (SPCAAS), Mary Ogawa; e o chefe do Cartório da 156ª Zona Eleitoral de Rio Branco do Sul, Julio Gentil Pizzatto.
Projeto Parlamento Jovem
O projeto Parlamento Jovem é desenvolvido pela EJE-PR, com o objetivo de contribuir para a formação política dos jovens, oferecendo aos estudantes conhecimentos sobre a Justiça Eleitoral e o Poder Legislativo, a fim de torná-los mais conscientes da importância da participação política.
Por meio dessa iniciativa, as alunas e os alunos conhecem as etapas do processo eleitoral, vivenciando desde a convenção partidária e a campanha até a eleição e a diplomação de representantes. Após a cerimônia de posse, os jovens que atuarão como vereadores mirins recebem formação das casas legislativas. Em 2025, o projeto mobilizou mais de 42 mil estudantes em 64 municípios paranaenses.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

