Estudantes devem estar em dia com a Justiça Eleitoral para ingressar em universidades
O Título de Eleitor é um dos documentos solicitados pelas instituições para realizar a matrícula dos estudantes

Estudantes que desejam ingressar em instituições de ensino superior públicas ou privadas devem estar atentos à sua situação eleitoral. Durante os processos de seleção e realização da matrícula, as instituições solicitam alguns documentos, entre eles o Título de Eleitor em situação regular. Por isso, é preciso consultar se há pendências com a Justiça Eleitoral e regularizar o Título o mais breve possível.
O estudante pode verificar sua situação eleitoral ou regularizar o Título de Eleitor de forma on-line, por meio do autoatendimento, ou diretamente nos Cartórios Eleitorais, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Como consultar a situação eleitoral de forma on-line?
- Acesse o Autoatendimento Eleitoral, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE);
- Clique em “Título Eleitoral” e “Consultar situação eleitoral” (opção 7);
- Digite o número do Título Eleitoral ou CPF ou o nome completo e, em seguida, selecione a opção “Entrar” para realizar a consulta;
-
O Título Eleitoral deve estar em situação “regular”. Caso esteja cancelado ou suspenso, será necessário realizar a regularização.
Como solicitar o Título Eleitoral de forma on-line?
O Título de Eleitor é obrigatório para aqueles que têm entre 18 e 69 anos de idade. Caso ainda não tenha feito o alistamento eleitoral, a cidadã ou o cidadão pode realizar a solicitação de forma on-line, conforme passo a passo a seguir:
Antes de iniciar a solicitação, digitalize ou fotografe os seguintes documentos:
- Documento oficial de identificação (frente e verso);
- Comprovante de residência (que comprove no mínimo 3 meses de residência no endereço);
- Comprovante de quitação militar, obrigatório somente para as pessoas do gênero masculino nascidas entre 1º de janeiro e 31 de dezembro do ano em que completarem 19 anos de idade;
- Uma foto estilo selfie (em que a pessoa aparece segurando o documento oficial de identificação ao lado da face).
Passo a passo
- Acesse o Autoatendimento Eleitoral;
- Clique em “Título Eleitoral” e “Tire seu Título Eleitoral” (primeira opção);
- Preencha os campos com CPF ou nome completo, nome da mãe e data de nascimento;
- Selecione a opção “Entrar” e, em seguida, seguir as instruções conforme solicitado;
Ao final, será gerado um número de protocolo para acompanhamento da solicitação. Após o deferimento do alistamento eleitoral, a eleitora ou eleitor deve realizar o download do aplicativo e-Título (disponível para Android e iOS) para emitir a via digital do Título de Eleitor ou, se preferir, imprimir o documento pelo site do TSE (opção 9).
Atendimento presencial
Para tirar, revisar, transferir ou regularizar o Título de Eleitor de forma presencial, as cidadãs e os cidadãos devem comparecer ao Cartório Eleitoral da sua Zona Eleitoral, com os documentos necessários (documento de identificação com foto, comprovante de residência, comprovante de quitação militar). É possível consultar os endereços e contatos desses locais no site do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Em caso de dúvidas, o eleitorado pode entrar em contato pelo Disque-eleitor - 0800-640-8400 (ligação gratuita) - ou pelo WhatsApp (41) 3330-8500.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

