TRE-PR conquista a categoria diamante no Selo de Qualidade Eleitoral do TSE
Premiação reconhece o trabalho desempenhado na atividade eleitoral de excelência, nas áreas jurisdicional e administrativa

Na manhã desta quarta-feira (10), o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) conquistou a categoria diamante no Selo de Qualidade Eleitoral. A secretária-geral da Presidência do TSE, Andréa Pachá, entregou o troféu à diretora-geral do TRE-PR, Solange Maria Vieira, que representou o presidente Sigurd Roberto Bengtsson durante cerimônia realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com a presença da ministra Cármen Lúcia. Além do TRE-PR, somente os Tribunais Regionais Eleitorais de São Paulo e do Piauí receberam o prêmio.
A diretora-geral do TRE-PR destacou que o prêmio reforça o comprometimento de servidoras, servidores, requisitadas, requisitados, contratadas, contratados, estagiárias e estagiários da Justiça Eleitoral paranaense. “Essa premiação é um símbolo de orgulho e também um sinal de respeito a toda a equipe que faz parte do nosso Tribunal e que diariamente cumpre com suas obrigações. Esse é o resultado, somos um Tribunal diamante”, declarou.
O Selo Qualidade Eleitoral avalia o trabalho realizado nas Justiça Eleitoral de acordo com as categorias Gestão Eficiente; Inovação e Desenvolvimento Colaborativo de Sistemas; Atendimento ao Cidadão; Transparência, Integridade e Combate à Desinformação; e Capacitação e Desenvolvimento. Com base nesses critérios, os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) são classificados em “Diamante”, “Ouro” e “Menção Honrosa”. A premiação tem como objetivo reconhecer o trabalho desempenhado na atividade eleitoral de excelência, nas áreas jurisdicional e administrativa.
“Bidiamante”
A Justiça Eleitoral do Paraná é o único TRE premiado como “diamante” tanto no Selo de Qualidade Eleitoral, promovido pelo TSE, quanto no Prêmio CNJ de Qualidade, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na premiação do CNJ, regulamentada pela Portaria n° 411/2024, o TRE-PR obteve 94,6% dos pontos possíveis. O troféu foi entregue ao presidente do Tribunal, desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, em solenidade realizada no dia 2 de dezembro, em Florianópolis (SC).
Prêmio Justiça Eleitoral
Além da entrega do Selo Qualidade Eleitoral, a cerimônia realizada nesta quarta-feira (10) apresentou as vencedoras e os vencedores do Prêmio Justiça Eleitoral, que reconhece magistradas e magistrados, servidoras e servidores, colaboradoras e colaboradores e cidadãs e cidadãos que desenvolvem ações e projetos relevantes para o processo eleitoral.
A embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, esteve entre as finalistas na categoria “Eleitor Comprometido”, por sua contribuição na campanha de incentivo à participação de pessoas com deficiência (PcD) como eleitoras e mesárias durante as eleições de 2024.
A influenciadora, atriz e modelo Pietra Silvestri se tornou, em 2022, a primeira mesária com Down no Paraná. Em 2024, foi nomeada embaixadora de acessibilidade da Justiça Eleitoral do Paraná pela Portaria TRE-PR nº 43/2024, atuando na campanha do TRE-PR de incentivo à participação de pessoas com deficiência nas eleições.
Segundo Pietra, seu trabalho teve como objetivo servir de inspiração para que outras PcD participassem do pleito. “As pessoas com deficiência podem trabalhar na eleição. O voto também é muito importante, temos que ir votar. Nas eleições de 2026, pretendo trabalhar muito mais”, declarou.
A influenciadora curitibana foi a primeira jovem com Down no Brasil a tirar registro profissional DRT em Teatro, ao concluir o ensino médio técnico no Colégio Estadual do Paraná (CEP). Com mais de 120 mil seguidores no Instagram, plataforma na qual publica vídeos em que derruba mitos a respeito da síndrome de Down, Pietra se propôs a encarar um novo desafio em prol da democracia e da inclusão de PcD na vida política do país.
Mesários com deficiência
Em 2024, a Justiça Eleitoral do Paraná nomeou como mesárias 2.052 pessoas com deficiência e transtorno do espectro autista (TEA), um aumento de 1.016% em relação ao pleito municipal de 2020. Esse número expressivo correspondeu a 32,3% do total de nomeações no país (que contou com mais de 6 mil mesários PcD no geral). Para garantir o apoio necessário, a Justiça Eleitoral contou com a atuação de 122 intérpretes de Libras, 438 auxiliares e 3,8 mil coordenadores de acessibilidade no Paraná.
Não compartilhe boatos! Acesse o Gralha Confere
Siga-nos no Instagram e no TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Acompanhe nossas galerias de fotos no Flickr
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

